×
ContextoExato

7 Museus de Buenos Aires que você precisa conhecer

7 Museus de Buenos Aires que você precisa conhecerFoto:

Nossa dica é começar por esses 7 e logo seguir na descoberta por toda a oferta cultural que a cidade oferece

Por Olá Argentina/ Foto Divulgação - 16/08/2018 - 08:37:40

Se você se interessa por arte e cultura deve conhecer ao menos um desses museus na sua visita a Buenos Aires.

1- Centro Cultural Kirchner

Endereço: Sarmiento 151

O primeiro lugar dessa lista não é é exatamente um museu, senão um espaço para as artes plásticas, espetáculos musicais e exposições.

Inaugurado em maio de 2015, está localizado no edifício que foi sede do Correio Central de Buenos Aires.

Quando o assunto é tamanho, o Centro Cultural Kirchner é, atualmente, o museu mais importante da América Latina e o terceiro a nível mundial, equiparável ao Centro Pompidou em Paris, ao Foro Internacional de Tokio e ao Lincoln Center de Nova York.

O Centro Cultural, também conhecido como CCK, representa a maior inversão feita em um projeto cultural na história da Argentina.

A entrada para todas a atividades oferecidas pelo CCK é gratuita, algumas são sujeitas à capacidade da sala e requerem précia retirada de ingressos.

2- Museu Nacional de Bellas Artes

Endereço: Av. del Libertador 1473 

Foto Divulgação

Fundado em 1895 no bairro Recoleta, é o museu mais importante da Argentina devido seu incrível patrimônio artístico, que conta com a maior coleção de arte local e internacional.

São 40 salas de exibição com obras de todos os períodos e movimentos artísticos: renascimento, classicismo, impressionismo, barroco, romantismo e muitos outros.

No térreo você encontrará a coleção permanente do museu onde se destacam obras de renomados artistas como Goya, Rubens, Van Gogh, Modigliani, El Greco e Rodin.

No primeiro andar é possível ver a maior coleção de arte argentino dos séculos XIX e XX, oferecendo uma boa síntesis da produção artística local.

3- Malba
Endereço: Av Figueroa Alcorta, 3415

O Malba, Museu de Arte Latino Americano de Buenos Aires, reune peças da arte latino americana dos séculos XX e XXI. O prédio se encontra no bairro de Palermo, perto dos parques e do Jardim Japonês.

Foi inaugurado em 2001 para exibir a coleção privada do seu fundador, Eduardo Constantini.

Apesar de não ser muito extenso, o acervo fixo do museu, que conta com aproximadamente 200 obras, é ponto de referência para estudantes, turistas e amantes da arte.

Um dado interessante é que o acervo conta com a famosa obra Abaporu de Tarsila do Amaral, um dos símbolos do modernismo brasileiro.

4- Usina del Arte
Endereço: Agustin R Caffarena 1

Outro dos centros culturais que abrigam espaço para música, eventos, instalações e mostras, que apesar de não contar com um grande acervo como outros museus, é um ponto muito importante para a arte na Argentina.

A instalação de caráter permanente mais emblemática da Usina del Arte é a obra Edifício, de Leandro Elrich, obra concebida inicialmente para o evento parisino Nuit Blanche de 2004 e que se transladou à Buenos Aires no ano de 2012.

Situada no bairro da Boca e conhecida também por sua arquitetura e acústica impecáveis, a Usina foi projetada pelo arquiteto italiano Giovano Chiogna e era a sede da Companhia Ítalo-Argentina de Eletricidade durante o princípio do século XX.

Foi resgatada pelo Governo da Cidade no ano 2011 pelo seu valor patrimonial e transformada em espaço cultural, contando inclusive com a única sala de concertos formulada especialmente para a audição de música sinfônica na cidade.

Todas as atividades da Usina del Arte são gratuitas. Algumas requerem a retirada de ingresso e tem capacidade limitada.

5- Fundación Proa
Endereço Av Don Pedro de Mendoza 1929

Além do Caminito e do estádio la Bombonera, o Bairro la Boca esconde outras atrações como a Usina del Arte que falamos aqui acima e a Fundación Proa, um moderno museu inaugurado em 1996 e remodelado no ano 2006, símbolo da vanguarda e de propostas contemporâneas.

Sua fachada, metade antiga com estilo italiano e metade contemporânea com jogos de transparência, abriga um completo museu com quatro salas de exposição, uma livraria além de um auditório multimídia, que busca difundir os movimentos artísticos do século XX e XXI apoiando-se em planos educativos e intercâmbios culturais.

Das mostras mais famosas que a Fundación Proa recebeu estão a de Ron Mueck, escultor hiper-realista, e do artista chinês Wei Wei.

Dica: Suba até o último andar do museu, sente-se e peça um café enquanto observa a vista do rio.

6- Museu de Arte Contemporânea – MACBA
Endereço: Av San Juan 328

O Macba, Museu de arte contemporâneo de Buenos Aires, hospeda exposições e obras de artes contemporâneas de diversos artistas nacionais e internacionais, que vão desde a metade do século XX até os dias de hoje.

Algum dos artistas que tem suas obras expostas no Macba são Lozza, Le Parc, Iommi, Kosice, dentre outros.

Sua arquitetura moderna e minimalista se destaca dos edifícios no entorno na Avenida San Juan no bairro de San Telmo.

O museu, assim como o Malba, é privado e exibe, principalmente, coleções privadas do seu fundador Aldo Rubino.

7- Musei de Arte Moderna – MAMBA
Endereço: Av San Juan 350

Vizinho de porta do Macba, o Museu de Arte Moderna de Buenos Aires, Mamba, também está sobre a Avenida San Juan no bairro de São Telmo, porém, a diferença do anterior, é uma instituição pública, dependente do Ministério de Cultura do Governo da Cidade.

No Mamba você poderá conhecer a produção argentina das décadas de 1940 a 1960, além de obras nacionais e internacionais contemporâneas, incluindo um dos trabalhos mais importantes deste período, “La Menesunda según Marta Minujín“. A coleção do museu, com aproximadamente 7 mil obras, conta com elementos variados, como coleções de fotografia, desenhos e gravuras. 

Atualmente o museu atravessa uma etapa de renovação de todas as suas áreas e está perto de inaugurar a ampliação do seu edifício no próximo mês de julho.

E aí, já conheceu todos? Qual museu de Buenos Aires é o seu favorito?

Fonte: http://olaargentina.com/museus-de-buenos-aires/

Comentários para "7 Museus de Buenos Aires que você precisa conhecer":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório