×
ContextoExato

Contexto Exato

Brasil - Brasília - Distrito Federal - 30 de junho de 2022

A importância das Artes e da Educação Física na educação básica

A importância das Artes e da Educação Física na educação básicaFoto: A Educação Física permite trabalhar de maneira interdisciplinar diversos aspectos sociais, de acordo com professora. - Camila Souza/GOVBA

Professoras falam o que suas experiências dizem sobre a importância destas disciplinas na formação das crianças

Jamile Araújo - Brasil De Fato | Salvador (ba) - 16/05/2022 - 11:50:55

No início deste ano, a Secretaria Municipal de Educação de Salvador demonstrou intenção de realizar alterações no ensino das disciplinas Educação Física, Artes e Inglês no ensino fundamental. A proposta era que nas séries iniciais, primeiro e segundo ano, os professores destas disciplinas fossem substituídos por pedagogos, e então os professores de Artes, Educação Física e Inglês ficariam responsáveis por atender turmas das séries superiores. A intenção levantou protestos por parte de professores, pesquisadores e movimentos populares e levantou uma reflexão sobre qual a importância do ensino das Artes e da Educação Física para a formação básica.

Rosimeire dos Santos, professora de Educação Física e especialista em atividade física no contexto da educação básica, diz que, como o movimento faz parte da natureza humana, a Educação Física é essencial no processo de desenvolvimento do indivíduo. “Dentro da educação básica, a educação física aborda a cultura corporal. Que desenvolve ações, que leva os alunos à reflexão sobre as atividades propostas, não se limitando à prática, mas fazendo com que a teoria tenha importância. Um exemplo é quando trabalhamos o conteúdo vôlei. Abordamos o histórico, fundamentos, formas de jogar em espaço formal e informal. A importância de trabalhar em equipe para fazer pontos, respeitar os adversários, aprender a ganhar e perder, respeitar as limitações dos colegas e aprender que as aprendizagens acontecem de forma diferente para cada um”, diz Rosimeire.

Rosimeire trabalha com Educação Física há dez anos e compartilha que a disciplina é essencial nas escolas, porque possibilita que as crianças possam socializar e aprender com a convivência. “Eu estou inserida nesse contexto, eu ensino numa escola municipal dentro de uma comunidade que é bastante violenta. Então nas aulas de educação física é um momento que eles têm para praticar, para conhecer um esporte novo. Já que a rua é violenta, não dá pra brincar na rua, na escola dá pra brincar sim, se divertir, interagir, socializar com os coleguinhas, aprender a dividir, a respeitar. Então a educação física dentro da escola municipal é extremamente importante”, destaca.

Ela ressalta que não se trata apenas de esporte, a Educação Física permite trabalhar de maneira interdisciplinar diversos aspectos sociais. “Normalmente existe uma visão errônea da sociedade quando se fala em educação física. A pessoa fala logo de esporte, de corpos perfeitos, mas não é isso, a gente trabalha o social, o psicológico, o físico e o mental. Então é uma disciplina interdisciplinar que perpassa história, geografia, física e química. E, dessa forma, a gente consegue formar indivíduos completos. Entregar indivíduos prontos para a sociedade, porque você consegue linkar problemas sociais ao esporte e, a partir daí, você pode tratar, discutir com o aluno, levar reflexão sobre determinados assuntos”, observa Rosemeire.

A professora de Artes Cênicas e pesquisadora Andrea Rabelo acredita que as linguagens artísticas são essenciais na formação do sujeito. “Por isso é tão importante que ela faça parte como conteúdo, como disciplina da base curricular do ensino fundamental, numa fase em que a pessoa, em que o ser está em formação. Então é preciso que se tenha acesso às diversas áreas de conhecimento, sendo a arte uma delas. Muitas vezes negligenciada, diminuída na sua importância, porém a arte é fundamental também, porque ela fundamenta um contato, um reconhecimento do próprio corpo e a relação desse corpo com o outro, com o espaço, a possibilidade de intervir no mundo criativamente, de ter um olhar sobre esse mundo criativo e de interagir criativamente também”, afirma.

Andrea relata que sua experiência em sala de aula a partir do teatro demonstra que é um espaço para exercício da liberdade e encontro com a identidade. “O momento em que eu posso trabalhar com essas crianças, e elas comigo também, um reconhecimento da própria identidade, dos elementos culturais que fazem parte do lugar onde a gente habita, onde a gente coexiste, onde a gente se relaciona. A arte é um momento, quando eu vou entrar na na na sala de aula, os alunos me recebem com gritos, com aplausos, porque é o momento dentro da escola que eles realmente têm espaço para interagir de outras formas, com esse ambiente que é tão engessado e que está ainda com formatos talvez até ultrapassados, digamos. Que ainda não está se relacionando plenamente com a nossa modernidade”, compartilha.

Ela conta ainda que, em praticamente todas as escolas públicas que lecionou, não havia estrutura de pátio para que os alunos pudessem correr e se mover livremente. “A aula de arte é o momento realmente em que eles podem se mover. Então é um espaço em que eles vão reconhecendo uma potência desse corpo, né? Um corpo que é sensível e que comunica. Já que a comunicação não se dá apenas através da linguagem oral. Grande parte da nossa comunicação se dá através do nosso corpo, da nossa atitude, do nosso comportamento. Então a arte eu vejo uma grande potência dentro da sala de aula e eu vejo mesmo nas circunstâncias estruturais defasadas em que a gente tem as nossas escolas. Eu vejo pequenas luzes se acenderem no no processo de ensino e aprendizagem, que são recompensadores apesar de toda a dureza diária que é você estar na sala de aula”, conclui Andrea.

Edição: Elen Carvalho

Comentários para "A importância das Artes e da Educação Física na educação básica":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório
Pessoas trans no ensino superior avançam, mas ainda há desafios

Pessoas trans no ensino superior avançam, mas ainda há desafios

Em 2018, uma pesquisa da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) apontou que pessoas trans representavam apenas 0,1% de todas as matrículas no ensino superior público

Embaixada dos EUA oferece curso de inglês para indígenas

Embaixada dos EUA oferece curso de inglês para indígenas

São ofertadas 140 vagas para quem tem entre 18 e 35 anos

Inscrições para o Sisu começam nesta terça-feira

Inscrições para o Sisu começam nesta terça-feira

Candidatos têm até o dia 1º para fazer inscrição

China fortalecerá intercâmbios e aprendizagem mútua com a América Latina, diz chanceler chinês

China fortalecerá intercâmbios e aprendizagem mútua com a América Latina, diz chanceler chinês

Há pouco tempo, o presidente Xi Jinping apresentou a Iniciativa de Desenvolvimento Global e a Iniciativa de Segurança Global

USP terá banca de identificação racial para coibir fraudes em cotas

USP terá banca de identificação racial para coibir fraudes em cotas

Apesar da política de cotas, não havia até então uma verificação prévia da autodeclaração dos candidatos.

Canadá abre as portas para brasileiros que querem estudar e trabalhar no exterior

Canadá abre as portas para brasileiros que querem estudar e trabalhar no exterior

Conheça o ecossistema de educação canadense, as vantagens e oportunidades para estudar e viver no país, de leste a oeste. Não fique de fora e participe! Inscrições abertas!

Inscrições abertas para IV Seminário Governança e Gestão de Contratações no Poder Judiciário

Inscrições abertas para IV Seminário Governança e Gestão de Contratações no Poder Judiciário

As inscrições estão abertas até o dia 29 de julho, na página da Escola.

Entrevista ruim é principal motivo de desistência de candidatos

Entrevista ruim é principal motivo de desistência de candidatos

Uso de dispositivos inovadores de triagem para racionalizar o processo

Seleção para professores: UnDF abre concurso para 1,4 mil vagas

Seleção para professores: UnDF abre concurso para 1,4 mil vagas

Primeiro campus da UnDF funcionará em uma área cedida pela Terracap, que fica no Centro de Atividades do Lago Norte

Google anuncia 500 mil bolsas de estudo para jovens

Google anuncia 500 mil bolsas de estudo para jovens

Do total, duas mil serão destinadas a pessoas trans

Homeschooling na berlinda: O que há por trás da única e polêmica prioridade de Bolsonaro na educação

Homeschooling na berlinda: O que há por trás da única e polêmica prioridade de Bolsonaro na educação

Maioria da população brasileira é contra