×
ContextoExato

Brasil - Brasília - Distrito Federal - 18 de dezembro de 2018


Abril Indígena começa em Brasília nesta sexta-feira

Abril Indígena começa em Brasília nesta sexta-feira

Eventos de fortalecimento da cultura indígena integram a programação do 58º aniversário de Brasília. Haverá exposições, oficinas e cine-debate.

Por Daniella Franco, Sou Brasília/ Foto Divulgação - 16/04/2018 - 22:25:52

Como forma de dar mais visibilidade ao movimento indígena, oficinas, debates e exposições estão incorporados à programação do 58º aniversário de Brasília. O Abril Indígena prevê uma série de ações de sexta-feira (13) até o fim do mês — duas exposições continuam em maio e junho.

O Memorial dos Povos Indígenas, no Eixo Monumental, concentrará a maioria das atividades. A oficina A arte da cerâmica abre a agenda, na sexta-feira (13) e no sábado (14). Nela, integrantes dos povos Terena, Kadiwéu e Kinikinau ensinam como transformar argila e barro em peças como vasos e utensílios variados.

No fim de semana seguinte (20 e 21 de abril), será ministrada a oficina A arte da pintura corporal, com mulheres do povo Kayapó. Elas mostrarão o processo completo, desde a obtenção da tinta, com a extração do jenipapo, até a aplicação na pele.

Em 27 e 28 de abril, ocorre a oficina A arte da cestaria, com representantes do povo Canela.

Os participantes das três oficinas devem preencher formulário de inscrição, uma vez que as vagas são limitadas. A entrada é gratuita.

Também faz parte da programação o cine-debate gratuito com filmes que retratam tradições e origens indígenas. De 24 a 27 de abril, os interessados podem discutir a representação dos índios no imaginário popular e as demandas sociais deles.

O memorial recebe ainda a exposição Ocupação Culturas Vivas, de 13 de abril a 30 de junho, com entrada gratuita.

A única atividade fora do Memorial dos Povos Indígenas é a exposição de fotografias Yawalapiti – Entre Tempos, em que o fotógrafo Olivier Boels retrata a arte do povo Yawalapiti, comunidade do Alto do Xingu, em Mato Grosso. A abertura será em 19 de abril, a partir das 19 horas, no Museu Nacional, ao lado da Catedral Metropolitana de Brasília.

Comentários para "Abril Indígena começa em Brasília nesta sexta-feira":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório