×
ContextoExato

Contexto Exato

Brasil - Brasília - Distrito Federal - 16 de agosto de 2022

Abuso de entorpecentes e tráfico têm impacto sobre crises humanitárias e de saúde

Abuso de entorpecentes e tráfico têm impacto sobre crises humanitárias e de saúde

Foto: © Commonwealth of Australia

Drogas ilegais apreendidas.

Agência Onu News De Noticias - 26/06/2022 - 07:48:48

Em mensagem, secretário-geral da ONU lembra que os criminosos lucram com a miséria dos outros e lembra aumento de 500% na apreensão de metanfetaminas e disparada na produção de cocaína, na última década.

A ONU marca neste 26 de junho o Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas. O problema impacta, de forma negativa, as crises de saúde e humanitárias.

Desastres climáticos, conflitos e deslocamento forçado além da pobreza extrema são condições que levam ao abuso de entorpecentes. A pandemia da Covid-19 só fez piorar uma situação que já era grave.

Acesso a tratamento necessário

Em mensagem, o secretário-geral da ONU, António Guterres, afirmou que os criminosos lucram com o sofrimento das pessoas. A produção de cocaína aumentou, e as apreensões de metanfetamina quintuplicaram durante a última década.

O líder das Nações Unidas disse que as pessoas vivendo em emergências humanitárias têm menos chance de acesso a tratamento necessário.

Para Guterres, o mundo precisa renovar o compromisso de acabar com o flagelo do abuso e tráfico de drogas e apoiar aqueles que se tornam vítimas do problema.

Pessoas vivendo com HIV e hepatite

Ele defende soluções que não discriminem e que ponham as pessoas no centro das respostas. Assim como direitos humanos e de saúde como base na cooperação internacional de combate ao tráfico e abuso de entorpecentes.

Ele quer que serviços de apoio e tratamento para os usuários de droga sejam fortalecidos, uma vez que essas pessoas precisam de cuidados e não estigmas. Dentre eles estão pessoas vivendo com HIV e hepatite.

Para António Guterres é preciso responsabilizar quem lucra com a miséria e sofrimento alheios.

Comentários para "Abuso de entorpecentes e tráfico têm impacto sobre crises humanitárias e de saúde":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório