A técnica chinesa é procurada para o tratamento de dores crônicas
Proativa Comunicação - 17/11/2020 08:10:52 | Foto: Proativa Comunicação
Conhecida como uma técnica de tratamento medicinal chinesa, a acupuntura busca trabalhar pontos específicos do corpo para tratar o desequilíbrio enérgico e, além disso, melhorar o funcionamento dos órgãos. A prática consegue diminuir dores crônicas, o que, para pacientes oncológicos, é uma boa alternativa para melhorar a qualidade de vida.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o Brasil possui, atualmente, 626 mil pessoas, aproximadamente, com a patologia. Devido a sua alta incidência, o Dia Nacional de Combate ao Câncer é comemorado há 32 anos, no dia 27 de novembro, para alertar e conscientizar a população sobre a neoplastia maligna.
Quando a doença se desenvolve, é comum que o paciente sinta desconfortos que podem variar de moderados a intensos. Os tratamentos e a força do tumor em determinadas regiões do corpo são as causas mais comuns para o surgimento das dores. Para auxiliar no alívio do incômodo, a fisioterapeuta Juliana Vieira, da clínica Salus Ortopedia, em Brasília, explica como o acompanhamento do acupunturista pode ser benéfico nesses casos.
"A acupuntura é indicada para pessoas com dores em geral, entretanto, problemas psicológicos também podem ser trabalhados nas consultas. Para pacientes com câncer, há grandes benefícios, pois é possível aliviar os efeitos colaterais advindos da quimioterapia, como náusea, vômito e diarreia, e também da radioterapia. A imunidade da pessoa também melhora significativamente”, informa.
Vale ressaltar que a profissional chama atenção para a forma que o método será desenvolvido. É preciso redobrar os cuidados na hora de fazer o tratamento com quem possui a doença, visto que se agulha for inserida no local do tumor, há riscos de ocorrer o aumento do aporte de sangue na região e isso, consequentemente, pode resultar na nutrição e no desenvolvimento do câncer.
Fora isso, a fisioterapeuta garante que não há restrições - e nem possibilidade de aumentar as dores locais ou trazer novos desconfortos após o procedimento.
"A acupuntura costuma ser uma técnica indolor. Usamos agulhas muito finas e de diâmetro pequeno, o que, na maioria das vezes, faz com que o paciente nem a sinta entrar. Claro que isso também depende muito de cada indivíduo e do seu limiar de dor", pontua Juliana.
De modo geral, uma sessão de acupuntura é realizada com punturas em locais específicos do corpo, com o intuito de melhorar o quadro relatado por cada paciente. Em alguns casos, a aplicação de ventosas pode ser indicada para gerar um resultado mais completo.
“Ao finalizar o tratamento, podem ter sonolência, pois a prática é responsável por deixar o corpo extremamente relaxado. Em alguns casos, o paciente pode sentir tontura, dor no local da aplicação da agulha por medo ou leve sangramentos, mas são casos raros. A conversa com o acupunturista antes do procedimento é fundamental para desenvolver uma sessão tranquila e 100% satisfatória”, diz.
Comentários para "Acupuntura pode diminuir dores causadas pelo câncer":