×
ContextoExato

Advertência ‘quebra a casca’ de Deltan Dallagnol

Advertência ‘quebra a casca’ de Deltan DallagnolFoto: Tribuna da Internet

A pena de “advertência”, determinada ontem ao procurador da Lava Jato por causa de críticas dele ao STF, deve acirrar ainda mais os ânimos entre a Lava Jato e a Corte.

Estadão Conteúdo - 27/11/2019 - 07:51:37

O final da primeira temporada da saga de Deltan Dallagnol no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) foi daqueles para deixar a audiência ligada e apreensiva com o que vem pela frente. Se, à primeira vista, a “advertência” sugere interpretações na linha “saiu barato para o procurador”, há no mundo jurídico quem veja no desfecho o prenúncio de intensos capítulos: outros processos mais graves estão pendentes e, se ainda não pegou pesado, o órgão “quebrou a casca protetora de Dallagnol”, na interpretação de um rodado jurista.

Temperatura. A pena de “advertência”, determinada ontem ao procurador da Lava Jato por causa de críticas dele ao STF , deve acirrar ainda mais os ânimos entre a Lava Jato e a Corte.

Não tô aqui. A ausência do PGR Augusto Aras no CNMP foi interpretada por conselheiros como uma forma de evitar um desgaste com a turma da Lava Jato.

No aguardo. Há um pedido de vista no processo de Renan Calheiros contra Dallagnol na mão de Aras. Por isso, a expectativa quanto à participação do PGR na sessão do conselho. Raquel Dodge e Rodrigo Janot seguraram meses processos em situações semelhantes.

CLICK. Camisetas estampadas com o rosto de FHC serão vendidas no congresso do PSDB, em 7 de dezembro. Para a confecção, não foi usado dinheiro do partido

Não curti. Por insistir na hegemonia petista e no protagonismo de Lula , o discurso de Gleisi Hoffmann , logo após ter sido reconduzida ao comando do PT , não reverberou bem entre os outros partidos de esquerda. Para eles, a mensagem não foi simpática para quem deseja agregar.

Aliança. O PSB , o PV e o PDT já iniciaram as tratativas para começar a organizar as alianças sem o PT.

Assim, não, Guedes. Do deputado Samuel Moreira (PSDB-SP) sobre a menção de Paulo Guedes ao AI-5: “O desgoverno do PT se combate com resultados e um bom governo, não com ataques à democracia”.

Olha a fila. Mesmo no melhor dos cenários, Nestor Forster só deverá ter sua indicação para a Embaixada do Brasil em Washington analisada no início do ano que vem. “Praticamente impossível neste ano”, disse Nelsinho Trad , presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado .

Promessa… Deputados federais dizem estar sendo cobrados “nas bases” pelas creches e ambulâncias prometidas aos municípios e que seriam viabilizadas com o dinheiro das emendas parlamentares , ainda longe de serem completamente quitadas pelo governo Jair Bolsonaro . Ano que vem, claro, tem eleição.

…é dívida. Por causa da pressão, emissários do Executivo foram mostrar a Rodrigo Maia (DEM-RJ) uma relação do que já começou a ser empenhado em cada ministério. Querem que ele repasse aos líderes.

Magoou. O ministro Luís Roberto Barroso contou à ministra Rosa Weber que o presidente do STF, Dias Toffoli , está chateado com ele. O presidente do Supremo não gostou de o colega ter dito que precisavam chamar um professor de javanês para interpretar o voto de Toffoli no julgamento da Receita, semana passada.

Mais uma vítima. A conversa entre Barroso e Rosa Weber foi captada no início da sessão do TSE de ontem. Os microfones já estavam abertos para quem acompanhava pela internet.

PRONTO, FALEI!

Filipe Barros (PSL-PR), deputado federal: “Se for para seguir a mesma regra, tem que cassar toda a bancada do PT por defender Maduro”, sobre processo de Eduardo Bolsonaro no Conselho de Ética.

COM REPORTAGEM DE ALBERTO BOMBIG, MARIANA HAUBERT E MARIANNA HOLANDA. COLABOROU RAFAEL MORAES MOURA.

Coluna do Estadão:
Twitter: @colunadoestadao
Facebook: facebook.com/colunadoestadao
Instagram: @colunadoestadao

Comentários para "Advertência ‘quebra a casca’ de Deltan Dallagnol":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório