×
ContextoExato

Agência Fitch alerta sobre a deterioração fiscal e vencimentos da dívida do Brasil

Agência Fitch alerta sobre a deterioração fiscal e vencimentos da dívida do BrasilFoto: Google Imagens

A análise foi apresentada com a ratificação da agência de classificação BB- para a dívida soberana do Brasil, com perspectiva negativa.

Xinhua News - 19/11/2020 - 10:21:57

A agência de classificação de risco Fitch alertou nesta quarta-feira sobre a deterioração da situação fiscal brasileira e a acumulação de vencimentos da dívida a curto prazo.

A análise foi apresentada com a ratificação da agência de classificação BB- para a dívida soberana do Brasil, com perspectiva negativa.

A Fitch explicou que a nota do Brasil se apoia em sua grande e diversificada economia e em sua capacidade de absorver choques externos, ajudada por seu tipo de câmbio flexível.

Por outro lado, a agência advertiu que existe um endividamento alto e crescente do governo, uma estrutura fiscal rígida, um potencial de crescimento econômico fraco e um cenário político difícil, que impede o avanço das reformas fiscais e econômicas.

As perspectivas negativas da nota refletem "a grave deterioração do déficit fiscal e o fardo da dívida pública do Brasil durante 2020 e a persistente incerteza sobre as perspectivas de consolidação fiscal, incluindo a sustentabilidade do teto de gastos de 2016, dadas as contínuas pressões sobre os gastos", afirmou a Fitch.

A agência cita também os "crescentes vencimentos da dívida interna a curto prazo", que fazem o Brasil ser vulnerável às turbulências, incluindo as mudanças na confiança dos investidores nacionais e as condições de financiamento.

"Embora a equipe econômica esteja comprometida em retornar à sua agenda de reformas em 2021, o ambiente político permanece fluido, reduzindo a visibilidade e previsibilidade do processo", destacou a Fitch.

Comentários para "Agência Fitch alerta sobre a deterioração fiscal e vencimentos da dívida do Brasil":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório