Albufeira assinala 45º aniversário da Revolução dos Cravos com três dias de comemorações

O Município de Albufeira aniversaria no dia 25 de Abril com diversas atividades

Albufeira assinala 45º aniversário da Revolução dos Cravos com três dias de comemorações
Albufeira assinala 45º aniversário da Revolução dos Cravos com três dias de comemorações

Stefanie Palma/postal.pt - 15/04/2019 13:54:17 | Foto: Divulgação

A Câmara Municipal de Albufeira volta a fazer as Comemorações do 25 de Abril com um programa, que este ano tem a duração de três dias (24, 25 e 26).

Hastear das bandeiras em todas as Freguesias do concelho, desporto, música, piquenique com animação para toda a família, largada de pombos, tarde dançante e uma tertúlia sobre a Ditadura e a Revolução, por Margarida Tengarrinha, são as propostas do Município para recordar o Dia da Liberdade.

O programa de Comemorações começa na véspera, dia 24 de abril, com mais uma Caminhada ao Luar. O grupo, que costuma reunir-se todas as quartas-feiras, para um agradável momento de convívio e prática desportiva, tem encontro marcado às 20h00, junto aos Paços do Concelho.

Às 21h30, as Moçoilas, Inês Rosa, Margarida Guerreiro e Teresa Silva, prometem inundar o Auditório Municipal de Albufeira de boa disposição e da riqueza própria dos cantares do interior algarvio. São três mulheres que dão alma aos cânticos da serra – e dos cantos da terra, e de muitos outros temas inspirados por essas paragens, nos seus tons, nos seus sons e cheiros peculiares. O trio agarra muitos dos antigos temas e enriquece-os com a sua energia própria, modificando uns, apropriando-se de outros e preparando caminho para novas melodias e novas canções. Uma noite a não perder no Auditório Municipal!
No dia 25 de abril a cerimónia é acompanhada ao som do Hino Nacional pela Banda da Sociedade Musical e Recreio Popular de Paderne, com Guarda de Honra dos Bombeiros Voluntários de Albufeira (Foto: D.R.)
À semelhança do que acontece todos os anos, na manhã do dia 25 de abril, a partir das 9h30, realiza-se o habitual Hastear das Bandeiras nas três Freguesias do Concelho. A cerimónia é acompanhada ao som do Hino Nacional pela Banda da Sociedade Musical e Recreio Popular de Paderne, com Guarda de Honra dos Bombeiros Voluntários de Albufeira. Para marcar o simbolismo da época, haverá distribuição de cravos e largada de pombos, em frente ao edifício da Câmara Municipal.

E porque é importante que todos estejam conscientes da importância da data, a partir das 12h30, reúna a família e os amigos, prepare um piquenique e venha até ao Jardim de Vale Faro, participar numa tarde musical de Tributo a Zeca Afonso e outros músicos da Revolução, com Luís Galrito e Artur Correia. O programa, que é organizado pela Junta de Freguesia de Albufeira e Olhos de Água com o apoio da Câmara Municipal, inclui, ainda, um recital de poemas alusivos à Revolução, pinturas faciais, insufláveis, trampolins, jogos tradicionais, kids bootcmap, kids manicure e modelação de balões.

Para terminar bem o dia, a partir das 17h, há uma Tarde Dançante, nas instalações da ASCRATIA, em Ferreiras.

O programa fecha com chave de ouro, no dia 26 de abril, pelas 14h30, na Sala de Leitura do Arquivo Histórico de Albufeira, com a Tertúlia “Que Ditadura foi essa que a Revolução do 25 de Abril derrubou?” com Margarida Tengarrinha.

Natural de Portimão, cidade que a viu nascer em 1928, Margarida Tengarrinha iniciou a sua atividade política em 1948, integrada no MUD Juvenil, na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa (ESBAL). Em 1955 passou à militância clandestina do PCP com o seu companheiro José Dias Coelho, que foi assassinado a tiro pela Pide em 19 de dezembro de 1961. A partir desse ano e até 1968 trabalhou com Álvaro Cunhal e depois como redatora da Rádio Portugal Livre. Durante vários anos foi redatora, paginadora e ilustradora do jornal Avante.

Em 2016, foi-lhe atribuído o Prémio Maria Veleda da Direção Regional de Cultura do Algarve, tendo em conta a sua atividade cívica em prol do desenvolvimento social da região, o seu percurso cultural ligado às artes visuais, à investigação e à história do Algarve, bem como a sua participação na formação democrática do País ao longo de toda a sua vida, intervenção com particular relevância na cultura algarvia

Comentários para "Albufeira assinala 45º aniversário da Revolução dos Cravos com três dias de comemorações":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório