×
ContextoExato

Brasil - Brasília - Distrito Federal - 19 de outubro de 2018


Amazonas e Pará são opção para quem busca viagem de aventura

Amazonas e Pará são opção para quem busca viagem de aventura

No Parque Estadual de Monte Alegre, é possível fazer trilhas e conhecer dezenas de cachoeiras

Por D24am / Foto: Divulgação - 23/04/2018 - 22:40:00

Para quem gosta de aventura e está em dúvida sobre o próximo destino de viagem, os municípios do Amazonas e Pará oferecem uma infinidade de opções, com cenários únicos, em meio a maior floresta tropical do mundo.

No Amazonas, a 401 quilômetros da capital, Manaus, tem o município de Barcelos, onde está localizada a Cachoeira do Aracá, a maior do Brasil, com 353 metros. A cachoeira fica na Serra do Acará, a 200 quilômetros de Barcelos, na bacia do Rio Negro. E está localizada dentro do Parque Estadual da Serra do Acará, que tem 1.818.700 hectares.

A queda d’água forma outras cachoeiras menores ao redor, com cerca de 200 metros. O acesso é bem difícil e só é possível durante uma parte do ano, quando o rio está navegável. São 700 quilômetros de barco, mais 70 quilômetros de voadeira e 12 quilômetros de caminhada. A expedição pode durar até 12 dias, dependendo da quantidade de paradas. Quem quiser conhecer o local, a MAP Linhas Aéreas tem voos semanais para o município. Na cidade, as agências de turismo oferecem guias para realizar o passeio.

Outro destino repleto de aventuras no Amazonas é o município de São Gabriel da Cachoeira (a 851 quilômetros de Manaus). A cidade destaca-se por abrigar 23 etnias indígenas. Possui 90% da população composta por índios e descendentes.

São Gabriel da Cachoeira é o local de partida para quem deseja chegar ao ponto mais alto do Brasil: o Pico da Neblina, com 2.992 metros de altura. O Parque Nacional do Pico da Neblina encontra-se sobreposto à reserva dos Yanomami, sendo necessário obter uma permissão dos indígenas para entrar. Na cidade, é possível obter informações sobre como fazer essa excursão.

Para quem gosta de escalada, uma dica é subir até o topo da serra Bela Adormecida, localizada às margens do Rio Negro, em São Gabriel. Outra sugestão é conhecer a reserva biológica do Morro dos Seis Lagos. Localizado a 70 km ao norte da sede do município, o local chama a atenção por abrigar lagos que possuem, cada um, uma coloração diferente. Esse fenômeno é resultante da grande quantidade de minérios que existe no subsolo. Para São Gabriel da Cachoeira, os voos da MAP saem aos domingos e quartas-feiras.

No Estado vizinho, o Pará, um destino interessante para os aventureiros é Alter do Chão (a 1.358 quilômetros de Belém). Apesar de ser mais conhecido pelas praias de areias brancas e águas verdes, o local também abriga a Floresta Nacional do Tapajós, com inúmeras trilhas para mirantes, árvores milenares e pontos de observação de animais. A forma mais rápida de chegar em Alter do Chão é indo para o município de Santarém. Os voos da MAP saem de Manaus para Santarém aos domingos e terças-feiras.

No Pará, o município de Óbidos (a 785 quilômetros de Belém) possui diversas trilhas, que levam a cachoeiras. Em Monte Alegre (a 624 quilômetros de Belém) existem 19 sítios arqueológicos. O município também abriga o Parque Estadual de Monte Alegre (Pema), onde é possível fazer trilhas e conhecer dezenas de cachoeiras. Monte Alegre localiza-se à margem esquerda do Rio Amazonas e é banhado pelo Rio Gurupatuba. No caso Óbidos e Monte Alegre, o acesso mais fácil é indo para Belém e de lá seguir de carro ou de barco. A MAP oferece voos todos os dias para a capital paraense.

Comentários para "Amazonas e Pará são opção para quem busca viagem de aventura":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório