Foto: Joel Rodrigues-Agência Brasília
Carros poderão circular pela via a partir das 15h. No entanto, a obra completa só será entregue na segunda quinzena de junho
Por Andressa Reis-destak - 04/06/2019 - 09:37:04
Após um ano e três meses, o viaduto do Eixo Rodoviário Sul, próximo a Galeria dos Estados, deve, enfim, ser liberado. A previsão é que o trânsito no local seja permitido nesta terça-feira (4), a partir da 15h. Toda a obra deve ser entregue na última semama de junho.
Engenheiros da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) e do Departamento de Estrada de Rodagem (DER-DF) realizaram, no último sábado (1), ensaios para avaliar o comportamento e garantir a estabilidade da estrutura.
De acordo com o diretor de Edificação da Novacap, Francisco Ramos, os ensaios foram positivos. "Está tudo em ordem para que esse monumento tão importante seja finalmente liberado para a sociedade", declarou.
Os experimentos estavam previstos para durar seis horas, mas os técnicos conseguiram todas as informações necessárias em 1h30min de manobras, com várias etapas e simulações.
Para realizar os testes foram utilizadas cargas dinâmicas e cargas estáticas. Caminhões cheios de pedra circularam pelo viaduto para que a Novacap, por meio de sensores, verificasse a resistência da estrutura. Agora, o laudo final será elaborado pela companhia, para apreciação do DER-DF.
Histórico
O viaduto do Eixo Rodoviário Sul desabou em fevereiro de 2018. Infiltrações e desgastes nos cabos de sustentação da estrutura foram apontados como os principais motivos do acidente.
Apesar de a Universidade de Brasília (UnB), entre outros especialistas, recomendar a demolição do viaduto, a gestão de Rodrigo Rollemberg decidiu recuperar a parte que caiu. Foram gastos R$ 12 milhões nas obras relizadas pela Via Engenharia.
A liberação da estrutura foi uma das promessas de campanha do atual governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB).
Comentários para "Após um ano e três meses. Viaduto da Galeria dos Estados será liberado nesta terça-feira (4)":