Já foi uma pequena e pacata localidade alentejana mas agora atrai milhares de turistas. Estas são as melhores praias da Zambujeira do Mar e arredore
Por Vortemax / Foto: Divulgação - 30/11/-0001 00:00:00 | Foto:
Excelente miradouro sobre a praia, a Zambujeira do Mar é uma pequena povoação de pescadores onde ainda se consegue sentir a calma e a tranquilidade. As bonitas praias são um dos principais motivos de atracção aos muitos visitantes que aqui chegam, sobretudo durante o Verão, devido às suas condições naturais ainda preservadas e para a prática de desportos náuticos.
O turismo de natureza e o desporto são as vertentes mais fortes desta região que se integra no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. A nível de eventos, uma das grandes atracções desta zona é a realização do Festival do Sudoeste, em Agosto, na Herdade da Casa Branca. Durante três dias acontecem vários espectáculos de música, atraindo então centenas de jovens. Descubra as melhores praias da Zambujeira do Mar e arredores.
1. Praia da Zambujeira do Mar
Integrada no Parque Natural da Costa Vicentina e Sudoeste Alentejano, a Praia da Zambujeira do Mar está rodeada por falésias altas, de onde se pode apreciar um deslumbrante panorama sobre o oceano. Banhada por um mar de ondulação forte, com boas condições para a prática de surf e bodyboard, a praia está situada junto à povoação da Zambujeira do Mar, com acesso directo.
Muito concorrida durante o verão, esta região regista uma enorme afluência de jovens que no 1º fim de semana de Agosto vêm assistir ao Festival do Sudoeste, um dos mais importantes festivais de música de Portugal.
2. Praia dos Alteirinhos
Bem perto da Zambujeira do Mar, a Praia de Alteirinhos é muito procurada por adeptos do nudismo, sendo esta uma das várias praias autorizadas para a prática do mesmo. Com um parque de estacionamento no alto da falésia, o acesso à praia faz-se por uma escadaria.
Sem infra-estruturas para o veraneante que por cá vem a banhos, tem-se mantido no seu estado selvagem, permitindo apreciar uma praia de beleza única, pela imponente falésia que a contorna e pelas rochas que aparecem e desaparecem consoante a maré alta ou baixa.
3. Praia do Alvorião
A Praia do Alvorião localiza-se na frente de mar da Quinta Altavista do Carvalhal, um alojamento turístico. Existem duas áreas distintas de areal entrecortadas por rochas, sendo a mais conhecida a que está na parte Sul. A situada mais a Norte, torna-se acessível durante a maré baixa, após a transposição de uma laje de grandes dimensões. No mar, é preciso alguma atenção às rochas e lajes imersas por parte dos banhistas.
Esta paisagem lindíssima apresenta-nos uma falésia rochosa, alta e escarpada que acompanha o areal em toda a sua extensão. Existe um trilho na zona Sul da falésia que permite a descida à areia, junto ao largo de terra utilizado para estacionar. O acesso é feito pela Estrada Nacional 120, virando em direcção ao mar no cruzamento com a placa “Azenha do Mar”. A partir daqui, siga sempre em frente até chegar à conhecida Praia do Carvalhal e atravesse para o serro seguinte onde encontrará o alojamento supracitado.
4. Praia do Carvalhal
A Praia do Carvalhal está localizada a poucos quilómetros a Sul da Zambujeira do Mar, no município de Odemira, Portugal. Esta praia tem acesso por uma pista de terra batida. Nos últimos anos tem-se tornado numa alternativa à concorrida Praia da Zambujeira do Mar.
A Praia do Carvalhal tem uma grande beleza natural e caracteriza-se por conformar um profundo vale, recortado por um pequeno riacho que atravessa a praia até ao mar.
5. Praia dos Machados
A Praia dos Machados é uma praia selvagem que se situa a sul da Zambujeira do Mar, logo depois da praia do Carvalhal. Para lá chegar pode deixar o carro no topo da falésia da praia do Carvalhal sentido sul, e seguir pelo trilho da Rota Vicentina que passa ali pertinho; são cerca 10 minutos a pé e quando avistar a praia, à sua frente, encontra uma paisagem deslumbrante que só apetece lá ficar.
A falésia alta rodeia toda a praia e o trilho na zona central que a desce não é muito fácil de encontrar. A insistência na descida é compensada com a visão de uma magnífica cascata. O acesso mais indicado é feito através do Brejão, pelo último caminho de terra batida junto a uma casa isolada, antes de chegar à praia vizinha a Norte.
6. Praia da Amália
Situada em pleno Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, a bonita praia da Amália é um encanto natural, em estado quase puro. A Praia deve o seu nome à artista Amália Rodrigues que muito a frequentou.
O acesso à praia faz-se por umas escadinhas junto da casa da Amália. Pela sua pacatez e natureza quase em estado puro, esta é uma praia muito frequentada por naturistas, reunindo também condições para a prática de surf e pesca desportiva.
7. Praia de Odeceixe
Classificada como uma das 7 Maravilhas – Praias de Portugal, a praia de Odeceixe, localizada no extremo norte do concelho de Aljezur, tem a particularidade de conter uma praia fluvial, pois é limitada a nascente e a norte pela Ribeira de Seixe, que faz fronteira natural com o Alentejo. Tem por isso banhos de mar e de rio. A ribeira, que integra a maior bacia hidrográfica deste concelho, condiciona a dinâmica daquela praia, não só pela quantidade de sedimentos que a “alimenta”, como também pela energia das cheias, que em períodos muito chuvosos pode condicionar a forma e a dimensão desta praia.
A Praia de Odeceixe insere-se assim na extremidade de um vale dominado por esta ribeira, culminando encaixada entre altaneiras arribas de xisto e grauvaques, característicos desta região. A praia apresenta uma elevada qualidade paisagística e biodiversidade, podendo desfrutar-se de uma paisagem de rara e enorme beleza do topo das arribas. Estas constituem habitat privilegiado para a avifauna, proporcionando excelentes condições para a observação de aves, como a cegonha branca, o falcão-peregrino ou a gralha-de-bico-vermelho. É de facto neste Parque Natural, o único local do mundo onde é possível observar-se as cegonhas que nidificam nos rochedos marítimos.
8. Praia do Vale dos Homens
A Praia de Vale dos Homens situa-se perto da localidade de Rogil, sede de freguesia. Uma verdadeira pérola de beleza natural e de completa tranquilidade. Delimitada por altas arribas de xisto, é uma praia ampla, uma excelente opção para quem prefere o sossego e o isolamento, ideal para os amantes da natureza. O cheiro a esteva é aqui intenso e a partir da praia é possível subir, durante algumas dezenas de metros, o Barranco de Vale dos Homens, vale rasgado na rocha com uma pequena e límpida linha de água.
A disposição dos rochedos no mar propicia banhos tranquilos na baixa-mar, assim como a observação de poças de maré, habitat temporário de pequenos peixes costeiros, como sargos, robalos ou linguados juvenis e diversos organismos marinhos, como anémonas, mexilhões, lapas, burriés, ouriços-do-mar, estrelas-do-mar, camarões ou caranguejos.O acesso ao areal faz-se através de uma enorme escadaria em madeira, que proporciona, ao mesmo tempo, uma vista fantástica sobre esta praia.
9. Praia da Amoreira
Próxima da vila de Aljezur, a Praia da Amoreira beneficia de duas realidades: a praia marítima propriamente dita e a foz da ribeira de Aljezur. Desta confluência resulta um sistema estuarino-lagunar de grande beleza natural. Com a baixa-mar a paisagem é arrebatadora, pondo a descoberto formações rochosas e extensas lagoas no areal. Na continuidade do vasto areal, para o interior, observa-se um extenso campo dunar, que localmente é conhecido pelos “medos da Amoreira”, evoluindo depois para um habitat de sapal.
Duas visões imponentes marcam a paisagem: no limite norte, a arriba talhada em xisto e grauvaques apresenta uma forma curiosa, lembrando um gigante deitado sobre o mar; a sul, na encosta verdejante do vale, afloram impressionantes formações rochosas, vestígios duma antiga duna, agora fossilizada. A ponta sul desta praia é ainda um local privilegiado para a pesca à linha, localmente conhecida pela rocha do “treme-treme”.
10. Praia do Cavaleiro
A Praia do Cavaleiro, também conhecida por Praia da Foz do Cavaleiro, tem um areal de dimensões reduzidas dividido ao meio por uma laje rochosa. Situa-se numa enseada a Norte do Cabo Sardão. A maré cheia imerge as areias quase na sua totalidade.
A poente, a praia é delimitada por uma esguia e comprida saliência da falésia conhecida por Ponta da Carraca, termo tipicamente alentejano para designar “carraça”. O acesso faz-se pelo caminho que segue para Noroeste, a partir do centro da localidade de Cavaleiro.
11. Praia de Almograve
Pertencente ao Concelho de Odemira, o Almograve caracteriza-se sobretudo pelo seu sossego ímpar, numa aldeia do litoral alentejano. A aldeia de Almograve fica a cerca de 500 metros do mar, convidando a um passeio a pé ou de bicicleta até à praia. Com duas partes muito distintas entre si, Almograve oferece uma das praias mais bonitas da Costa Alentejana.
Praia de Almograve – Gregor Samsa
De um lado, a praia de rochas e arribas de xisto, do outro, a praia de areia encostada às dunas. Almograve está Inserida no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, permitindo ao visitante estar em contacto com a natureza no seu estado mais virgem, observando toda a riqueza da sua fauna e flora.
12. Praia do Brejo Largo
A praia do Brejo Largo fica situada a norte de Almograve a cerca de 4 Kms. Praia selvagem muito bonita, é sobretudo frequentada por estrangeiros, Rodeada de pequenas ribeiras e dunas muito verdejantes, tornam este local mágico e por isso um dia também inesquecível.
O melhor acesso é pelo norte da praia por estrada de areia antes de chegar a Longueira, depois são cerca de 5 minutos a pé. No norte da praia existe uma escada cavada na escarpa com corda, mas se preferir ir mais para o centro da praia ande mais um pouco para sul e encontra outra.
13. Praia das Furnas
Inserida no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina na margem esquerda junto à foz do rio Mira, situa-se a praia das Furnas. A praia encontra-se sinalizada junto à estrada principal, cerca de 2 kms depois de passar a ponte de Vila Nova, no sentido sul ao qual se estende uma outra estrada em alcatrão que nos conduz até junto da praia.
Existem vários parques de estacionamento e vários passadiços em madeira. A concessão da praia pertence a dois bares restaurantes.
14. Praia da Angra da Cerva
A praia da Angra da Cerva é uma praia selvagem muito bonita mas muito isolada. O caminho para se chegar à praia não é fácil. As faces rochosas da falésia que rodeiam as areias estão, em boa parte, preenchidas por vegetação que ali floresceu.
Localiza-se a cerca de 2 Kms do Porto de Pesca de Vila Nova de Mil Fontes no sentido norte e a pé, apesar de não ser muito longe, tem que andar por trilhos de areia que se torna mais cansativo. Se a quiser conhecer ou ir lá passar o dia, prepare-se bem; leve calçado apropriado, chapéu e chapéu de sol, água, algum alimento e claro o creme para evitar o escaldão.
15. Praia do Malhão
A praia do Malhão é uma praia com um areal muito extenso ficando localizada a cerca de 5 quilómetros a norte de Vila Nova da Milfontes. Aqui o nudismo é tolerado, mas na zona norte da praia. Há quem dívida a praia em Malhão Sul e Malhão Centro por causa dos acessos.
Boas condições para o surf e bodyboard. Também aqui a sul da praia se inicia um trilho pedestre pelo litoral da Costa Vicentina e que termina em Vila Nova de Mil Fontes. O acesso a esta praia faz-se por uma boa estrada de areia perto do parque de campismo de Sitava.
Comentários para "As 15 melhores praias da Zambujeira do Mar e arredores":