×
ContextoExato
Responsive image

Bombril se pronuncia após ser acusada de racismo por vender esponja de aço

Bombril se pronuncia após ser acusada de racismo por vender esponja de açoFoto: Donna - Gaúcha ZH

Marca afirmou que produto estava no portfólio há 70 anos e ressaltou que

Donna - Gaúcha Zh - 18/06/2020 - 06:48:00

Depois de ser acusada de racismo nas redes sociais, a marca de produtos de limpeza Bombril pediu desculpas por comercializar uma esponja de aço com o nome de "Krespinha" . O assunto esteve entre os tópicos mais comentados do Twitter nesta quarta-feira (17) com a hashtag #BombrilRacista . Nas críticas, mulheres apontaram uma associação pejorativa do produto com o cabelo de pessoas negras .

Em nota divulgada nesta tarde, a empresa informou que decidiu retirar a marca Krespinha de seu catálogo, e afirmou ainda que o item estava no portfólio "há mais de 70 anos", mas que isso "não diminuía a responsabilidade".

"Mesmo sem intenção de ferir ou atingir qualquer pessoa, pedimos sinceras desculpas a toda a sociedade", diz o comunicado.

No pronunciamento, a Bombril ainda comentou as cobranças que "empresas e instituições em todo o mundo" recebem, "corretamente, por respeito e valorização da diversidade".

"Não há mais espaço para manifestações de preconceitos, sejam elas explícitas ou implícitas. A Bombril compartilha desses valores", ressaltou a marca. "Em função disso, vamos rever imediatamente toda a comunicação da Companhia, além de identificar ações que possam gerar ainda mais compromisso com a diversidade", conclui o comunicado.

Veja o pronunciamento na íntegra:

Entenda o caso

Nas redes sociais, a hashtag #BombrilRacista gerou uma série de manifestações desde a noite desta terça-feira (16). Nas postagens, muitas mulheres e ativistas demonstram sua indignação com a ação da empresa e apontaram as conotações racistas do nome do produto.

No final da manhã, o produto não estava mais à venda no site da Bombril.

Comentários para "Bombril se pronuncia após ser acusada de racismo por vender esponja de aço":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório