Do Portal Do Palácio Do Planalto - Foto: César Itiberê - Pr - 25/12/2018 - 19:11:08
Com o objetivo de estimular o desenvolvimento entre os países e facilitar a interconexão viária, o presidente da República, Michel Temer, e o chefe de Estado do Paraguai, Mario Abdo Benítez, assinaram, nesta sexta-feira (21), autorização para construção de duas pontes entre as duas nações. A binacional Usina de Itaipu financiará as obras.
Para Temer, as pontes possibilitará maior integração e facilitará exportações. “Terão enorme impacto em nosso comércio exterior, não só Brasil-Paraguai, mas, a segunda delas vai para aquele esquema bioceânico, que vai atingir outros países da América Latina”, ponderou o presidente.
Em solenidade realizada no edifício de Itaipu, em Foz do Iguaçu, no Paraná, Benítez creditou o acordo à boa relação com o presidente brasileiro. "Se não tivesse sido pela vontade política e amizade mostrada pelo presidente Michel Temer, não estaríamos aqui assinando esse ato histórico", ressaltou. “Nós estamos dando uma prova de que essas relações internacionais são importantíssimas”, afirmou Temer.
Uma das pontes será construída no Rio Paraná, entre o bairro Porto Meira, em Foz do Iguaçu, e o município paraguaio de Puerto Franco, vizinho a Ciudad del Este, onde está localizada a Ponte Internacional da Amizade. A outra será construída sobre o Rio Paraguai, ligando o município de Porto Murtinho, no Mato Grosso do Sul, a Carmelo Peralta, no Paraguai.
O custo previsto para as duas pontes é de US$ 270 milhões, pouco mais de R$ 1 bilhão, investidos ao longo dos próximos três anos, prazo também previsto para a conclusão das obras. A construção das pontes com recursos de Itaipu foi autorizada pela Advocacia-Geral da União (AGU). A parte paraguaia da usina financiará a construção da ponte no Mato Grosso do Sul e a brasileira entrará com recursos para a ponte em Foz do Iguaçu.
A segunda ponte em Foz do Iguaçu vai aliviar o trânsito de veículos pesados da Ponte da Amizade. A estrutura, que foi inaugurada em 1965, recebe por dia cerca de 40 mil veículos, entre caminhões, ônibus e carro de passeio. A atual ponte será exclusiva para o trânsito de veículos leves e ônibus de turismo.
Fonte: Planalto, com informações de Itaipu
A comunidade internacional deve defender a Carta das Nações Unidas e se esforçar para manter a paz em um mundo volátil, disse ele.
Segundo analistas, trata-se de uma "mudança de maré" provocada pelo descontentamento com governantes anteriores.
A Polícia Federal brasileira informou que a prisão decorreu das investigações desenvolvidas no âmbito da Operação Enterprise
Jair Bolsonaro na abertura do Fórum de Investimentos Brasil 2022, em 14 de junho de 2022 © Alan Santos / Palácio do Planalto / CCBY 2.0
A Educação Não Pode Esperar
A empresa, líder global em embalagens sustentáveis de alumínio, anunciou abertura que vai gerar mais de 100 empregos diretos e 300 indiretos.
Milhares de burquinenses que se deslocaram pelo massacre em Seytenga encontraram segurança além da fronteira com o Níger.
Acordo foi assinado em março de 2011, no governo Dilma Rousseff, e entrou em vigor em maio de 2018, na gestão de Michel Temer, após aprovação pelo Congresso.
Aliados de Bolsonaro acham que presidente errou
O logotipo do Acnur é apresentado, pela primeira vez, no uniforme dos jogadores da principal equipe masculina e feminina do time espanhol
Apesar de toda a movimentação militar em Atalaia, amigos de Pelado continuam entrando e saindo de terras indígenas com embarcações que levam freezers para pescados
Comentários para "Brasil e Paraguai assinam autorização para construção de pontes entre os países":