Da Assessoria De Comunicação / Da Onu News / Foto: Marcel Crozet / Oit / Divulgação / Onu - 27/11/2018 - 08:30:44
OIT revela que taxa global de 1,8% é a mais baixa desde a crise financeira de 2008; em 2017, Brasil recuperou de crescimento negativos em períodos anteriores; aumento global lento prejudica crescimento econômico sustentável.
Os salários aumentaram 1,8% a nível global em 2017, segundo a Organização Internacional do Trabalho, OIT,
De acordo com o Relatório Global de Salários, lançado esta segunda-feira em Genebra, o índice está abaixo dos 2,4% de 2016. A taxa é considerada a mais baixa desde a crise financeira global em 2008.
Recuperação
O Brasil destaca-se entre os países de língua portuguesa com um aumento salarial em termos reais de 2,3% em 2017. Essa taxa marca uma recuperação de crescimentos negativos de -0,3, em 2015-2016, e de -1,9 em 2016-2017
No ano passado, a região da América Latina e Caribe teve um ligeiro crescimento dos salários reais em relação a 2016, que esteve abaixo de 1%.
No posicionamento dos lusófonos, segue-se Portugal, com um aumento de 0,4%, enquanto Moçambique teve uma taxa negativa de 4% nesse período.
Em relação a Angola, não existem valores anuais, mas o país subiu 3,1% na última década. No mesmo período, Moçambique cresceu 3,7%.
Sobre este tema, o relatório não inclui dados sobre as taxas de Cabo Verde, Guiné-Bissau e Timor-Leste.
Obstáculos
Na África, os salários reais parecem ter caído globalmente em 2017. Os motivos principais foram as taxas de inflação muito altas com a desvalorização da moeda no Egito e a queda de salários reais na Nigéria.
O diretor-geral da OIT, Guy Ryder, disse que agora é reconhecido de uma forma mais ampla que o crescimento lento dos salários se tornou um obstáculo para alcançar um crescimento econômico sustentável.
De acordo com o documento, nos últimos 20 anos, os salários médios reais quase triplicaram nos países emergentes e em desenvolvimento do G20. Mas a subida foi de 9% nos países avançados desse grupo de nações industrializadas e emergentes.
De acordo com Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), o país é detentor do maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do mundo
Em entrevista, Claver-Carone diz que pretende financiar projetos que substituam parte da produção feita hoje fora da região. Para isso, ele tem liderado uma reforma no BID Invest
Até o final de maio deste ano, a capacidade instalada de energia renovável do país atingiu um novo recorde, ultrapassando 1,1 bilhão de quilowatts, observou o relatório.
No campo tecnológico, a iniciativa contempla o desenvolvimento e a expansão da tecnologia das comunicações e a informação trabalhando com "provedores confiáveis", que forneçam 5G e 6G, conforme apontou a Casa Branca.
Drogas ilegais apreendidas.
Decisão foi tomada por seis votos a três e abre margem para que estados possam vetar o procedimento.
A comunidade internacional deve defender a Carta das Nações Unidas e se esforçar para manter a paz em um mundo volátil, disse ele.
Segundo analistas, trata-se de uma "mudança de maré" provocada pelo descontentamento com governantes anteriores.
A Polícia Federal brasileira informou que a prisão decorreu das investigações desenvolvidas no âmbito da Operação Enterprise
Jair Bolsonaro na abertura do Fórum de Investimentos Brasil 2022, em 14 de junho de 2022 © Alan Santos / Palácio do Planalto / CCBY 2.0
A Educação Não Pode Esperar
Comentários para "Brasil e Portugal destacam-se no aumento real de salários em países de língua portuguesa":