Por Marcelo Montonini - Metrópoles - 06/01/2021 - 15:16:04
Após o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) dizer nesta terça-feira (5/1) que “o Brasil está quebrado ” e que “não consegue fazer nada”, o ex-ministro e ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT) “sugeriu” ao presidente, nas redes sociais, – entre outras coisas – revogar o teto de gastos, montar um plano efetivo de vacinação ou optar pela renúncia como caminhos para a retomada da economia do país.
Outras medidas propostas pelo ex-ministro foi a taxação de grandes fortunas, revogação de renúncias fiscais e autorização ao Banco Central para comprar títulos do Tesouro Nacional.
O pedetista não deixou de alfinetar outros dois potenciais adversários políticos – o governador de São Paulo, João Doria (PSDB) e o apresentador de TV Luciano Huck – em 2022.
“Um trabalhador de aplicativo paga IPVA da moto, enquanto Luciano Huck e João Dória, que compraram jatinho subsidiado com dinheiro público, não pagam IPVA do jatinho. Também não é cobrado de helicóptero e lancha”, escreveu.
“O Brasil pode virar o jogo. É fácil? Não. Tecnicamente, está aqui o caminho, o nosso desafio é político. Portanto, está na mão do povo, se nós conservarmos a democracia. Essa é nossa luta de hoje!”, finalizou.
Na manhã desta terça-feira, Bolsonaro se queixou à apoiadores, dizendo que o país estava quebrado e “não consegue fazer nada”. Ele citou uma mudança estudada na tabela do Imposto de Renda, sem fornecer detalhes, e responsabilizou a mídia por, segundo ele, “potencializar” a gravidade da Covid-19.
Empresa desencoraja visitas de interessados por causa da violência
As vendas de café solúvel do Brasil no exterior caíram 4,7% no primeiro trimestre de 2022 devido ao conflito entre Rússia e Ucrânia. A projeção anual de perdas no setor é de cerca de US$ 100 milhões (R$ 505,5 milhões), disse uma associação da indústria na sexta-feira (13).
Civis de Mariupol deixam região após mais de dois meses sitiados.
Cairo assumiu o compromisso de dar prioridade às demandas de fertilizantes pedindo em contrapartida que tenha preferência no setor de exportação de frutas brasileiras.
A crise dos semicondutores tem gerado diversos problemas à indústria brasileira, principalmente a automotiva. A Sputnik Brasil entrevistou especialistas e representantes do setor de semicondutores para discutir como o Brasil pode se proteger de crises futuras.
Ativista histórico contra o racismo alerta que a pauta nunca foi tratada de acordo com sua dimensão
Empresas veem futuro promissor fora do país
Em entrevista, Olival Freire Júnior fala sobre o impacto do não investimento em ciência no Brasil
Contar com um advogado especializado em compliance é um diferencial
Dez empresas ou instituições paulistas vão poder participar da Feira do Livro de Frankfurt este ano dentro do projeto Creative SP.
Preços subiram em quase todos os itens avaliados; destaque para alimentos, gás, remédios e, novamente, combustíveis
Comentários para "“Brasil quebrado”: Ciro sugere a Bolsonaro revogar teto de gastos, vacinar ou renunciar":