×
ContextoExato

Brasileiro recebe menção honrosa em festival sobre mudança climática

O júri diz que as obras “provocam, levantam questões e aumentam a consciência sobre a necessidade de atuar agora contra a mudança climática.”

Onu News - 06/12/2019 - 10:37:06

Filme “Declaração”, de David Murad, foi uma das obras reconhecidas em iniciativa que tem o apoio das Nações Unidas; grande vencedor é do Irã e conta uma história sobre escassez de água.

O filme “Declaração”, do brasileiro David Murad, recebeu uma menção honrosa na 15ª edição do Mobile Film Festival ACT NOW, uma inciativa que tem o apoio das Nações Unidas e do YouTube.

Esse ano, participaram mais 800 filmes de 91 países. Na seleção oficial, estavam presentes 50 filmes de 24 Estados.

Amazônia

O filme do brasileiro fala sobre ameaças à Amazônia. Segundo a organização, o curta “comoveu profundamente o júri, que decidiu dar a menção honrosa.” O júri também queria “mostrar seu apoio ao cinema brasileiro e seus criadores.”

Os oito vencedores são da Europa, Ásia, África e América. Segundo a organização, as histórias “representam abordagens e realidades diferentes, que lidam com desperdício, falta de água, desmatamento, ativismo jovem, questão climática e população excessiva.”

O júri diz que as obras “provocam, levantam questões e aumentam a consciência sobre a necessidade de atuar agora contra a mudança climática.”

A organização diz que “todos esses filmes vão agora correr o mundo, como já começaram fazendo.”

Vencedor

O curta “Wallet” foi o grande vencedor, da iraniana Fatima Nofely, que recebe € 20 mil para produzir um novo filme.

O júri disse que a obra capturou sua atenção “com a beleza e força de sua história.” A diretora leva os espectadores “para um mundo não muito distante, onde a água se tornou uma moeda de troca.”

Além do prêmio em dinheiro, o curta será mostrado antes de todas as exibições comerciais do longa “Walking on Water”, de Bonne Pioche, que estreia em 2020.

O prêmio para melhor roteiro foi para o Reino Unido e o filme Vacation, de Christopher Axworthy e Robert Peacock. Outros vencedores eram da Franca, Índia e Nigéria.

Comentários para "Brasileiro recebe menção honrosa em festival sobre mudança climática":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório