×
ContextoExato
Responsive image

Brasília já tem voo direto para o Paraguai. Ministra do Turismo do país vizinho veio ao DF

Brasília já tem voo direto para o Paraguai. Ministra do Turismo do país vizinho veio ao DFFoto: Luís Tajes / Secretaria de Turismo

Ministra do Turismo do país vizinho veio ao DF na viagem inaugural

Agência Brasília * - 17/12/2019 - 17:10:47

A partir deste domingo (15) a capital do Paraguai, Assunção, será o novo destino com voo internacional partindo do Aeroporto Internacional de Brasília. Com a novidade, o terminal brasiliense passa a ter ligação direta com dez países, englobando também destinos como Estados Unidos, Argentina, México, Panamá, Chile e Portugal. O GDF realizou uma cerimônia de boas-vindas para recepcionar os passageiros. Para inaugurar a nova rota, a ministra do Turismo do Paraguai, Sofía Montiel de Afara, veio à cidade no voo inaugural.

“Fizemos acordos com o Brasil por meio do grande trabalho da secretária de Turismo de Brasília, Vanessa Mendonça, com quem nos esforçamos para realizar essa conectividade que estreamos com muita alegria”, afirmou a ministra do Turismo do Paraguai, Sofía Montiel de Afara. O embaixador do Paraguai no Brasil, Juan Ángel, também enalteceu a iniciativa, que irá fortalecer o turismo de ambos os países.

A Latam contará com parceria da empresa paraguaia Paranair, que vai operar a linha com aeronaves que acomodam até 50 passageiros. O voo chegará ao Aeroporto Internacional de Brasília diariamente, às 18h40, e partirá às 20h40. O objetivo do GDF é incentivar a vinda de novos vôos internacionais e transformar o terminal em um grande ponto de ligação do Brasil com outros continentes.

Leia também

Brasilienses ganham mais um voo internacional direto, agora para Cancún, no México

Brasília receberá mais quatro novos voos internacionais até o final do ano

Como a Agência Brasília mostrou em agosto, destinos que terão voos diretos a partir de Brasília começaram a se multiplicar em 2019. Já foram realizadas reuniões com as embaixadas de México, Peru, Paraguai, Chile, Argentina – que já tem um voo direto em operação – e China. Além de Assunção, Cancun (México), Lima (Peru) e Santiago (Chile) foram os destinos diretos abertos neste ano.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico do DF, Ruy Coutinho, a parceria inédita é uma oportunidade para que brasileiros e paraguaios conheçam as capitais. Segundo a secretária de Turismo, Vanessa Mendonça, Brasília ganhou neste ano um novo olhar sobre turismo, de modo que o aumento de conectividade com outros países da América Latina, em tão pouco tempo, demonstra os esforços do GDF para impulsionar o setor na capital brasileira.

“A conexão Brasília-Assunção transforma a relação entre as nossas cidades. Com a ministra Sofía Montiel de Afara, estamos construindo ações para uma promoção conjunta da rota”, pontuou.

Inteligência fiscal

A política de incentivo fiscal para o mercado de aviação civil na capital federal é um importante aliado no aumento de voos internacionais. O Aeroporto de Brasília tem maior desconto no ICMS que incide sobre o querosene de aviação em seus voos nacionais. O benefício é componente fundamental na estratégia de atração de novas rotas.

“A inauguração da rota Brasília-Assunção encerra um ano de importante expansão da Latam na capital federal brasileira, onde crescemos 8% no número de assentos totais. Já somos o maior operador aéreo do aeroporto de Brasília e permaneceremos sempre atentos a todas as oportunidades para fortalecer ainda mais a nossa rede de forma sustentável”, afirmou Jerome Cadier, CEO da Latam Brasil. Na cerimônia, o gerente da Latam no Aeroporto de Brasília, Silvio Nogueira, representou a companhia.

Vanessa Mendonça: “A conexão Brasília-Assunção transforma a relação entre as nossas cidades. Com a ministra Sofía Montiel de Afara, estamos construindo ações para uma promoção conjunta da rota”

“Fechamos o ano de 2019 com este voo para o Paraguai, o 6º destino para a América Latina e Caribe direto de Brasília. Para nós, ligar a capital do Brasil com os países vizinhos é uma conquista importante. Ser uma opção viável fora do eixo sudeste é uma conquista que só foi possível graças à parceria com o Governo do Distrito Federal, com as companhias aéreas e com os órgãos públicos”, reforçou o diretor de Negócios Aéreos da Inframerica, Roberto Luiz. O vice-presidente da Inframérica, Juan Djedjeian, esteve presente na recepção da comitiva paraguaia.

Diretora de Inteligência Competitiva e Promoção Turística da Embratur, Katja Sophia Becker enfatizou que a nova rota marca o fortalecimento da malha aérea para alavancar a vinda de turistas.

Passageiros internacionais

O número de passageiros internacionais em Brasília cresceu 41% entre janeiro e agosto de 2019, conforme números da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Apenas nos oito primeiros meses de 2019, 217,9 mil passageiros de voos internacionais utilizaram o Aeroporto Juscelino Kubitschek, contra os 154,2 mil registrados no mesmo período de 2018.

O dado posiciona a capital federal no segundo lugar do ranking de terminais que tiveram os melhores desempenhos quanto a chegadas do exterior. Fortaleza, que lidera a relação, apresentou um crescimento de 74%, passando de 104,3 mil viajantes, em 2018, para 181,5 mil neste ano. Já Salvador ficou em terceiro: subiu de 148,5 mil para 156,1 mil (alta de 5,2%).

* Com informações da Secretaria de Turismo

Comentários para "Brasília já tem voo direto para o Paraguai. Ministra do Turismo do país vizinho veio ao DF":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório