×
ContextoExato

Contexto Exato

Brasil - Brasília - Distrito Federal - 08 de dezembro de 2021

Caiu na “Black Fraude”? Saiba o que fazer se suas compras deram errado

Caiu na “Black Fraude”? Saiba o que fazer se suas compras deram erradoFoto: Shutterstock

Consumidores têm direitos garantidos mesmo após realização da compra

Infomoney - 02/12/2019 - 15:50:17

Algumas ofertas vistas na internet durante o período da Black Friday podem não ser tão tentadoras assim. Isso porque muitos criminosos se aproveitam do grande fluxo de circulação na internet durante o dia de promoções para criar golpes – direcionando os usuários para páginas falsas.

De acordo com a Febraban (Federação Brasileira dos Bancos), neste ano, a criação de perfis e páginas falsas em redes sociais têm ganhado espaço entre os tipos de golpe. As quadrilhas copiam a identidade visual de grandes varejistas e utilizam os recursos das plataformas para patrocinar os posts – aumentando o número de pessoas alcançadas.

Além de vender produtos inexistentes, as quadrilhas especializadas em crimes digitais capturam os dados das pessoas por meio da técnica de engenharia social, situação em que a vítima é induzida a fornecer informações pessoais.

O que fazer?

Em caso de fraude, a alternativa, segundo Gustavo Kloh, professor de direito da FGV-Rio, é registrar ocorrência policial. “Isso é crime e deve ser denunciado nas esferas competentes”.

Se tratando de práticas comerciais abusivas como: maquiagem de preço, condições de venda e descrições do produto insuficientes, demora da entrega ou falta de estoque do produto, por exemplo, o professor aconselha que a esfera administrativa é o melhor caminho para resolver o problema.

Para compras feitas fora de estabelecimentos comerciais, o consumidor tem sete dias de desistência, conforme o artigo 49 do CDC. Já no caso de compras realizadas em estabelecimentos ou fora do prazo de arrependimento, o consumidor terá que comprovar a ilegalidade da transação e denunciar no Procon ou em Juizados Especiais, explica Kloh.

“A maquiagem de preço é o mais comum e difícil de combater, pois as pessoas não possuem informações suficientes para provar. Porém, descoberta a maquiagem, o melhor é dar uma queixa no Procon, porque as empresas tentam entrar numa composição [judicial] por medo de tomar uma multa”.

Tornar as informações para os consumidores mais transparentes foi uma das ações realizadas pelo Procon-SP para diminuir os problemas durante o período de ofertas.

“Recomendamos para que os varejistas trabalhassem essa questão de ter uma forte indicação sobre o produto que está na Black Friday e informasse para o consumidor o preço praticado nos últimos 60 dias, para tornar claro que se trata de um item em liquidação”, informa Rodrigo Tritapepe, diretor de atendimento do Procon-SP.

O diretor percebe uma maior preocupação das empresas em não decepcionar os consumidores em todo o processo de venda com o objetivo de fidelizar a clientela e melhorar a imagem, principalmente, nas redes sociais.

Mesmo com a campanha preventiva, 80% dos estabelecimentos fiscalizados durante os dias de promoções foram notificados.

Segundo o órgão, a falta de informação foi principal problema encontrado, em que lojas não indicavam ao consumidor o preço anterior à Black Friday – “impossibilitando a análise do desconto e apresentavam folhetos sem o destaque da marca ou modelo do produto em oferta”.

Como denunciar

O Procon, em todo Brasil, mantém canais de atendimento através do site, telefone, aplicativos e presencialmente em que os consumidores podem realizar suas reclamações.

Segundo Tritapepe, após a denúncia realizada na fundação, o fornecedor recebe a notificação em 24 horas e tem até dez dias para apresentar uma solução. Após o período, caso o consumidor não seja atendido, é aberto um processo administrativo, onde as partes são chamadas para realizar uma negociação presencial.

Nos casos de golpe, o Procon trabalha intermediando a vítima com a instituições financeiras para impedir a concretização da transação, também as encaminhando para as delegacias do consumidor e para polícia.

Comentários para "Caiu na “Black Fraude”? Saiba o que fazer se suas compras deram errado":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório
'À Prioli' apresentou  a história do homem que se tornou  um guru no mundo dos investidores

'À Prioli' apresentou a história do homem que se tornou um guru no mundo dos investidores

Família, valores e sucesso: Gabriela Priori entrevista Thiago Nigro, o criador do personagem Primo Rico, com mais de cinco milhões de seguidores só no Instagram

Crianças são as principais vítimas da crise no Brasil

Crianças são as principais vítimas da crise no Brasil

No Norte, abaixo da linha de pobreza estavam 36,8%, e na miséria 8,5%. Fora do eixo Norte-Nordeste, o Estado com maior porcentual de miseráveis foi o Rio: 5,4% na miséria e 20,7% na pobreza.

Banco Central do Brasil prepara moeda virtual para 2022

Banco Central do Brasil prepara moeda virtual para 2022

No Brasil, a expectativa é que o real digital aumente a inovação criando soluções que não eram viáveis com o dinheiro em papel ou então barateando as já existentes.

Sete em cada 10 indústrias têm dificuldades para comprar insumo

Sete em cada 10 indústrias têm dificuldades para comprar insumo

As dificuldades de abastecimento de insumos e de matérias-primas afetaram em média 68% das empresas das indústrias extrativa e de construção, em outubro de 2021, de acordo com pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgada na quinta-feira (2).

MEXC Global, a maior exchange de criptomoedas da Ásia: Ser orientado para o usuário é a filosofia central que permanece constante no mercado

MEXC Global, a maior exchange de criptomoedas da Ásia: Ser orientado para o usuário é a filosofia central que permanece constante no mercado

A MEXC já conquistou 5% do mercado global de negociação de ativos digitais

Endividamento das famílias atinge maior patamar em quase 12 anos, revela pesquisa

Endividamento das famílias atinge maior patamar em quase 12 anos, revela pesquisa

Desde julho, o percentual de endividados está há 11 meses em alta

Mais de 50% das instalações de painéis solares no Brasil é feita por financiamento

Mais de 50% das instalações de painéis solares no Brasil é feita por financiamento

Despesa com juros acaba sendo menor do que os gastos com energia elétrica, que não param de subir. Além disso, se encerra com a quitação

OMC cancela conferência Ministerial por causa de nova variante do coronavírus

OMC cancela conferência Ministerial por causa de nova variante do coronavírus

A decisão de suspende a principal cúpula do órgão foi tomada pelo seu conselho geral na noite de sexta-feira, 26, após alguns países imporem restrições de viagem que impedem que ministros cheguem ao encontro - inclusive a Suíça adotou medidas de restrição.

Black Friday da crise dá força a sites de produtos da China

Black Friday da crise dá força a sites de produtos da China

"Existe desconfiança do brasileiro em relação a efetividade das promoções da Black Friday no País. Com essa super digitalização do processo de compra, é mais fácil comparar e ver os preços que são praticados lá fora", diz a fundadora da Wiz & Watcher, Cíntia Gonçalves.

O impacto da Black Friday na indústria de iGaming no Brasil

O impacto da Black Friday na indústria de iGaming no Brasil

A Black Friday é um dos eventos mais relevantes do calendário comercial das empresas

Novo seguro contra hackers oferece proteção digital para pessoas e famílias

Novo seguro contra hackers oferece proteção digital para pessoas e famílias

Quem nunca teve seu computador infectado por um vírus ou recebeu mensagens e e-mails com links maliciosos?