×
ContextoExato
Responsive image

Camada viscosa e malcheirosa de 'muco do mar' ameaça ecossistemas marinhos na Turquia

Camada viscosa e malcheirosa de 'muco do mar' ameaça ecossistemas marinhos na TurquiaFoto: VIVIANE MONCONDUIT / Pixabay

De igual modo, será necessário controlar as condições físico-químicas da água, bem como monitorar constantemente o estado da vida marinha no local.

Sputnik Brasil De Noticias - 05/06/2021 - 19:13:12

Esta proliferação da mucilagem, uma substância gelatinosa, ameaça os ecossistemas marinhos da área e também as atividades e indústria de pesca, informa a agência Anadolu.

Segundo explicam os pesquisadores da Academia de Ciências de Turquia, devido ao rápido crescimento populacional ocorrido nas zonas costeiras do mar de Mármara, a quantidade de resíduos poluentes de esgotos, de atividade agrícola e industrial lançados no mar é muito maior do que a capacidade de absorção do ecossistema marinho, resultando na proliferação de uma grande variedade de microrganismos e de matéria orgânica que compõe a mucilagem.

Os cientistas detalharam que as quantidades de "muco do mar" variam sazonalmente, sendo determinadas por fatores ambientais, como as alterações climáticas, e pela quantidade de nutrientes presentes na água. Contudo, advertem que a sua presença representa um problema ecológico sério, e que pode colocar em risco o equilíbrio dos ecossistemas marinhos.

Por outro lado, a contínua proliferação deste "muco" pode afetar gravemente a atividade pesqueira na região, podendo a pesca sofrer uma redução em 80% em alguns períodos, motivo pelo qual os acadêmicos têm instado as autoridades a tomarem medidas urgentes.

Os pesquisadores informam que a quantidade de resíduos provenientes das cidades e de todas as indústrias em volta do mar de Mármara deve ser reduzida. De igual modo, será necessário controlar as condições físico-químicas da água, bem como monitorar constantemente o estado da vida marinha no local.

Comentários para "Camada viscosa e malcheirosa de 'muco do mar' ameaça ecossistemas marinhos na Turquia":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório