×
ContextoExato

Contexto Exato

Brasil - Brasília - Distrito Federal - 16 de outubro de 2021

Câmara Legislativa debate qualidade da alimentação na primeira infância em Brasília

Câmara Legislativa debate qualidade da alimentação na primeira infância em BrasíliaFoto: Núcleo de Jornalismo - Câmara Legislativa

Audiência sobre segurança nutricional apontou desafios do combate ao sobrepeso e obesidade.

Câmara Legislativa - 28/05/2019 - 07:29:12

O acesso a alimentos de qualidade, especialmente na primeira infância, concentrou os debates da audiência pública sobre segurança alimentar e nutricional na tarde desta segunda-feira (27) em plenário. O mediador do encontro, deputado Leandro Grass (Rede), destacou que cerca de seis mil famílias no DF estão em situação de insegurança alimentar crítica, o que significa que elas sofrem com a escassez de alimentação adequada. Nessas circunstâncias, as crianças têm alimentação saudável apenas nas escolas e, por esse motivo, é fundamental acompanhar a implementação do Programa Nacional de Alimentação Escolar no DF, de acordo com o parlamentar.

No ano passado, foram destinados cerca de R$ 12 milhões para aquisição de frutas, verduras e legumes para atender quase quatrocentas escolas em dez regionais de ensino da rede pública do DF, segundo Grass, que atentou ainda para a importância da melhoria do cardápio pautado por refeições nutritivas ao invés de "políticas pobres para os mais pobres", a exemplo do "pão e leite".

Sobrepeso – Opinião similar manifestou o representante da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), Gustavo Chianca, ao informar que "a desnutrição está estreitamente relacionada à pobreza". Hoje um dos grandes desafios mundiais, de acordo com Chianca, é o sobrepeso e a obesidade, uma vez que as populações mais pobres passaram a consumir alimentos com alto teor de sódio e açúcar. Ele destacou a necessidade de desenvolver hábitos alimentares saudáveis na primeira infância, medida corroborada pela coordenadora do Programa de Alimentação, Nutrição e Cultura da Fundação Oswaldo Cruz, Denise Oliveira e Silva.

Segundo ela, na primeira infância, ao invés do aleitamento materno – do qual o Brasil já foi referência mundial – foram adquiridos hábitos como o aumento do consumo de leite e a precoce introdução de alimentos processados, fatores que têm contribuído para o aumento do excesso de peso na primeira infância. Também focada na primeira infância, a pesquisadora sobre insegurança alimentar da Universidade de Brasília, Muriel Gubert, disse que a deficiência na qualidade dos alimentos, aliada a circunstâncias adversas, têm efeitos devastadores no desenvolvimento cognitivo infantil.

Alimentação saudável – Para o presidente do Conselho de Alimentação Escolar, André Luiz Santos, as escolas do DF estão mais próximas de uma alimentação saudável, por isso, o uso do termo "merenda" foi abolido e no seu lugar foi adotado o conceito de "alimentação". Santos comemorou o fim das cantinas comerciais dentro das escolas públicas do DF, as quais concorriam com a alimentação saudável ofertada gratuitamente pela escola, afirmou.

Proteger a alimentação adequada nas escolas também está entre as diretrizes apontadas pelo Conselho Federal de Nutricionistas, de acordo com a representante da entidade, Luiza Torquato. Ela anunciou ainda a adesão dos conselhos à campanha da ONU sob o lema "Pela saúde do coração, gordura trans não", cujo objetivo é eliminar essa gordura dos alimentos até 2023.

Vários participantes defenderam a manutenção do Conselho Nacional de Segurança Alimentar, como o assessor de políticas sociais da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais (Contag), Antônio Souto. Ele também enfatizou a importância da agricultura familiar, responsável por 70% do que chega na mesa do brasileiro, disse.

Banco de Alimentos – Pela continuidade do Banco de Alimentos, o presidente do Ceasa-DF, Wilder Santos, destacou que o programa é uma das principais ferramentas de política pública de segurança alimentar do governo. O banco recebe, seleciona e distribui alimentos para entidades como creches, lares de idosos e centros de apoio sócio educativos. São distribuídos os alimentos que não estão aptos para comercialização, mas ainda aptos para consumo. Segundo técnicos do Ceasa, 132 instituições e cerca de 32 mil pessoas são atendidas semanalmente, sendo que a maioria abarca crianças na primeira infância.

Alimentação vegetariana e reaproveitamento de alimentos também foram pontos levantados por participantes da audiência, que apoiou a inclusão de produtos orgânicos no cardápio escolar e a criação de hortas comunitárias no DF.

Comissão geral dia 6 – Em defesa da priorização da primeira infância, a deputada Júlia Lucy (Novo) convidou os presentes para comissão geral, no próximo dia 6, às 15h, para discutir sobre como o DF e a CLDF investem na primeira infância. A parlamentar defendeu ainda a implementação, no DF, do projeto Criança Feliz do governo federal, o qual envolve também aspectos de segurança alimentar.

Franci Moraes
Fotos: Carlos Gandra/CLDF
Núcleo de Jornalismo - Câmara Legislativa

Comentários para "Câmara Legislativa debate qualidade da alimentação na primeira infância em Brasília":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório
Dia D da multivacinação para o público jovem, neste sábado

Dia D da multivacinação para o público jovem, neste sábado

Das 8h às 17h, haverá 76 pontos de imunização abertos para crianças e adolescentes menores de 15 anos atualizarem a caderneta

Documentação Urbanística amplia acesso ao público

Documentação Urbanística amplia acesso ao público

Sistema oferece diversas informações aos usuários

Maioria dos professores se orgulha da carreira; 77% se sentem desvalorizados

Maioria dos professores se orgulha da carreira; 77% se sentem desvalorizados

Na pesquisa, 77% disseram que sua profissão não é valorizada pela sociedade.

GDF ameaça continuidade do projeto “Jovem de Expressão” na Ceilândia

GDF ameaça continuidade do projeto “Jovem de Expressão” na Ceilândia

Local utilizado pelo projeto tem 116 metros e é um antigo posto policial abandonado

Moradores das novas quadras do Guará reivindicam medidas para aumentar a segurança

Moradores das novas quadras do Guará reivindicam medidas para aumentar a segurança

O deputado Delmasso enumerou melhorias necessárias em urbanização e prestação de serviços públicos para a região, como iluminação pública, pavimentação, saúde e transporte

Carga tributária sobre combustíveis no DF será reduzida pelos próximos três anos

Carga tributária sobre combustíveis no DF será reduzida pelos próximos três anos

CLDF aprovou a diminuição da alíquota do ICMS em três pontos percentuais. Medida é gradativa para os próximos três anos, começando em 2022

Via Campesina ocupa Aprosoja para denunciar a fome no Brasil

Via Campesina ocupa Aprosoja para denunciar a fome no Brasil

Ação fez parte da Jornada Nacional da Soberania Alimentar

Izalci diz que DF está hoje “nos piores lugares em tudo”

Izalci diz que DF está hoje “nos piores lugares em tudo”

O governo é único. Não pode cada um fazer o que quer. Hoje os secretários nem conversam.

Polícia do DF atribui denunciação caluniosa à mulher que acusou Eduardo Bolsonaro

Polícia do DF atribui denunciação caluniosa à mulher que acusou Eduardo Bolsonaro

O delegado afirma que ela cometeu o crime de denunciação caluniosa.

Zoo de Brasília tem tumulto na porta e polícia é acionada

Zoo de Brasília tem tumulto na porta e polícia é acionada

Aglomeração ocorreu depois que parque atingiu limite de público

Covid-19: Força-tarefa verifica baixa procura por segunda dose e infectados estão em elevação

Covid-19: Força-tarefa verifica baixa procura por segunda dose e infectados estão em elevação

MPDFT segue com fiscalização das ações de combate à pandemia no DF