Turistas visitam Angkor Wat no Parque Arqueológico de Angkor, na província de Siem Reap, Camboja, em 17 de dezembro de 2022.
Agência Xinhua De Noticias - 20/12/2022 07:12:16 | Foto: Van Pov/Xinhua
Sao En, um vendedor de lembranças no Parque Arqueológico de Angkor, no noroeste do Camboja, está feliz ao ver muitos turistas estrangeiros visitando o antigo local novamente.
Vendendo lembranças no parque por mais de uma década, Sao En disse que seu sustento começou a melhorar depois de ser atingido gravemente pela pandemia por mais de dois anos.
"Durante a pandemia da COVID-19, estava muito quieto, mas agora há muitos turistas", disse a mãe de dois filhos de 29 anos à Xinhua na sexta-feira (16). "As vendas agora estão melhores do que antes. Era diferente durante a COVID-19 que as vendas eram quase zero todos os dias."
"Aos sábados e domingos, tem bastante turistas, e as vendas também são altas”, disse ela. "Estou feliz, como vendedor de lembranças, em ver muitos turistas voltando para Angkor."
Inscrito na lista de Patrimônio Mundial da UNESCO em 1992, o Parque Arqueológico de Angkor, com 401 quilômetros quadrados, é o destino turístico mais popular do reino.
O local contém os magníficos vestígios das diferentes capitais do Império Khmer do século IX ao XV, consistindo em dezenas de templos importantes, como Angkor Wat, Angkor Thom, Bayon, Chau Say Tevoda e Ta Keo, entre outros.
O secretário de Estado e porta-voz do Ministério do Turismo, Top Sopheak, disse que o número de turistas internacionais em Angkor se recuperou gradualmente e nos primeiros 11 meses de 2022, o local recebeu mais de 225.000 turistas estrangeiros.
"Atualmente, Angkor atrai entre 1.800 e 2.000 visitantes estrangeiros por dia, um aumento significativo de apenas 70 por dia durante a pandemia nos últimos dois anos", disse ele à Xinhua no sábado.
No entanto, o número ainda é baixo se comparado à era pré-pandêmica, que registrou até 9.000 visitantes internacionais em Angkor por dia, disse Sopheak.
"Acreditamos que mais turistas estrangeiros virão ao Camboja, especialmente para Angkor, nos próximos anos, pois muitas companhias aéreas retomaram seus voos para o reino", disse ele.
Long Kosal, vice-diretor-geral da Autoridade Nacional APSARA, que é a agência governamental responsável pela gestão, proteção e preservação de Angkor, disse que a recuperação do turismo ganhou força depois que o Camboja controlou com sucesso a pandemia da COVID-19 e reabriu totalmente suas fronteiras.
"O governo também colocou muitos esforços em um plano de recuperação para a indústria do turismo", disse ele à Xinhua. "Gostaria de dizer que o Camboja é um destino seguro, muitos turistas estão chegando agora."

Turistas visitam Angkor Wat no Parque Arqueológico de Angkor, na província de Siem Reap, Camboja, em 17 de dezembro de 2022. (Foto por Van Pov/Xinhua)

Turistas visitam Angkor Wat no Parque Arqueológico de Angkor, na província de Siem Reap, Camboja, em 17 de dezembro de 2022. (Foto por Van Pov/Xinhua)

Turistas visitam Angkor Wat no Parque Arqueológico de Angkor, na província de Siem Reap, Camboja, em 17 de dezembro de 2022. (Foto por Van Pov/Xinhua)
"Para tal, gostaria de dizer que estamos preparados e temos feito tudo para preparar o regresso dos turistas internacionais", acrescentou.
De acordo com Kosal, durante a era pré-pandêmica, Angkor recebeu até 2,2 milhões de visitantes internacionais em 2019, ganhando 99 milhões de dólares americanos em receita com a venda de ingressos.
Comentários para "Camboja se alegra com o retorno gradual de turistas estrangeiros ao famoso Angkor":