×
ContextoExato
Responsive image

Carnaval 2019: que tempo fará em Portugal?

Carnaval 2019: que tempo fará em Portugal?Foto: Divulgação

Prepare-se para a mudança do tempo: o Carnaval será chuvoso

Alfredo Graça-tempo.pt - 01/03/2019 - 17:49:28

Carnaval 2019: que tempo fará em Portugal?
Para o período do Entrudo, em que muitos portugueses estarão de férias, prepare-se para a mudança radical de tempo.

Prepare-se para a mudança do tempo: o Carnaval será chuvoso.

O Carnaval chegou e com ele, muitos portugueses planeiam passar uns dias de férias. Inevitável será consultar o tempo para melhor decidir onde gastar os dias de férias. Pois bem, prepare-se, se até agora temos vivido um tempo com temperaturas anormalmente elevadas dado que estamos em pleno inverno, com tempo soalheiro e seco em praticamente todo o país nas últimas semanas, à exceção de dois ou três dias em que choveu ligeiramente, como por exemplo na madrugada do dia 27, o tempo vai mudar radicalmente e coincidirá precisamente com as festividades do Carnaval. As previsões meteorológicas apontam para que no período do Entrudo haja uma variabilidade atmosférica, em que ao invés de vivenciarmos um tempo soalheiro e seco como até agora, presenciaremos um Carnaval com duas fases distintas.

Pode-se desde já começar por realçar a presença de uma estabilidade por todo o território, apesar da nebulosidade que deverá surgir a Norte do Tejo, contudo configurador de um cenário perfeito para desfiles e partidas carnavalescas. Assim será a previsão para hoje, o dia de sexta-feira (1), sem um sol demasiado abrasador.Durante o sábado e até à manhã de domingo, o tempo pouco se modificará, com céu muito nublado a alternar com períodos de sol resplandecente. Pois bem, prevê-se que precisamente ao meio-dia de domingo ocorra uma mudança no padrão atmosférico, em especial nos distritos da região Norte e em algumas áreas do litoral da região Centro (Leiria, Coimbra). Deverá chover a cântaros nos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Viseu e Bragança. Aliás, na região minhota, poderá mesmo haver reunião de condições favoráveis à ocorrência de trovoada. Alteração do padrão atmosférico na segunda-feiraNa segunda-feira, a situação de chuva manter-se-á, em regime moderado, podendo eventualmente transformar-se em aguaceiros devido à passagem de uma depressão que arrastará consigo massas de água, sobretudo nas regiões Norte e Centro. A capital deverá ficar-se por um cenário de nebulosidade bastante espessa, mas com ausência de chuva. Mais a Sul, até ao Algarve, só deverá chuviscar ligeiramente na próxima segunda-feira.

O dia de terça-feira (5) será realmente chuvoso, em especial na região Norte e sobretudo na linha de costa, na faixa territorial que se estende desde Viana do Castelo até ao Porto. Mais a sul, e mesmo em Lisboa, o céu estará carregado de nuvens podendo chover embora de forma ligeira. O vento soprará moderado a forte, não ultrapassando os 50 km/h. Em princípio, os desfiles carnavalescos não serão afetados, contudo, por possível agravamento das condições atmosféricas, talvez alguns territórios localizados mais a norte tenham de cancelar os eventos planeados. Já nos Arquipélagos, choverá praticamente de forma ininterrupta e ligeira nos Açores entre domingo e terça-feira, com especial destaque para Ponta Delgada. O auge da chuva em termos quantitativos será mesmo na terça-feira de Carnaval passando a um regime moderado. A Madeira será o único território português que não registará qualquer alteração meteorológica, mantendo-se impávida e serenamente num regime soalheiro ou pouco nublado, com vento fraco e temperaturas agradáveis, pelo que até recomendamos que para um bom Carnaval, desloque-se ao Funchal!

Comentários para "Carnaval 2019: que tempo fará em Portugal?":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório