×
ContextoExato

Brasil - Brasília - Distrito Federal - 17 de novembro de 2018


Casa do Cantador comemora 32 anos

Casa do Cantador comemora 32 anos

A exemplo de todas as edições anteriores, cantadores locais compartilham o palco do festival com artistas vindos de vários estados do Nordeste.

Da Assessoria De Comunicação / Da Secretaria De Estado De Cultura Do Df / Foto: Júnior Aragão / Secdf - 08/11/2018 - 10:34:35

Realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC),  4º Encontro dos Campeões do Repente traz para o Distrito Federal neste fim de semana consagrados repentistas e jovens talentos da arte nordestina do improviso e cantoria. Serão duas noites de desafios competitivos na Casa do Cantador, em Ceilândia, dias 9 e 10 de novembro. O evento, com o tema “Gêneros e Gerações”, acontece em meio à comemoração dos 32 anos deste importante espaço cultural, conhecido como o Palácio da Poesia e da Literatura de Cordel do DF.

A exemplo de todas as edições anteriores, cantadores locais compartilham o palco do festival com artistas vindos de vários estados do Nordeste. Uma das presenças ilustres este ano é Mocinha de Passira. Aos 72 anos, Mocinha é uma das repentistas mais experientes do país. Em 56 na estrada como violeira, Mocinha que precisou fugir de casa para cantar usa a arte para combate com vigor o machismo .

Além da competição de repentistas, compõem a programação festiva apresentações de Teatro de Mamulengo, Literatura de Cordel, declamação de Poemas Matutos e uma oficina de poesia nordestina.

Interatividade – Toda a programação musical do festival será transmitida em tempo real na página oficial do Encontro dos Campeões do Repente do Repente. Uma oportunidade bacana para quem está longe torcer por suas duplas favoritas e comentar as apresentações. No site CampeoesdoRepente.com.br  serão disponibilizados, gratuitamente, gravações de áudio e vídeo, feitas durante o encontro.

Casa do Cantador – Inaugurada em 9 de novembro de 1986, a Casa do Cantador nasceu como uma homenagem à comunidade nordestina que mora no Distrito Federal. A edificação moderna traz assinatura do arquiteto Oscar Niemeyer.

Serviço:

4º Encontro dos Campeões do Repente – Encontro de Gêneros e Gerações

Local: Casa do Cantador (QNN Quadra 32, Área Especial G – Ceilândia)

Entrada franca e livre para todos os públicos

Mais informações: campeoesdorepente.com.br/generosegeracoes/

Programação:

Sexta-feira, 9 de novembro

– 20h – Abertura com Mamulengo Presepada

– 20h30 a 23h – Disputa classificatória com cinco duplas de repentistas do DF e Entorno

– 23h10 – Encerramento com o anúncio da dupla classificada

Sábado, 10 de novembro

– Oficina de Poesia Popular Nordestina aberta ao público

– 20h – Abertura com Mamulengo Fuzuê

– 20h30 a 23h – Competição com quatro duplas de repentistas do Nordeste e a classificada do DF

– 23h10 – Encerramento com o anúncio da dupla vencedora da competição e condecoração.

Comentários para "Casa do Cantador comemora 32 anos":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório