Por Vinícius Lisboa - Repórter Da Agência Brasil - Rio De Janeiro - 26/01/2022 - 07:06:18
Os casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) tendem a crescer em 25 das 27 unidades federativas brasileiras, segundo o Boletim Infogripe, divulgado hoje (25) pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A tendência é identificada tanto nas análises de curto e de longo prazo, que consideram as últimas três e seis semanas, respectivamente.
As duas exceções são Rondônia e Espírito Santo, mas apenas o estado da região Sudeste não apresenta tendência de crescimento nem no curto nem no longo prazo. No caso de Rondônia, a avaliação das últimas três semanas já aponta tendência de alta nos casos de SRAG.
Quando a análise se concentra nas capitais, a Fiocruz observa que 23 das 27 apresentam tendência de crescimento no longo prazo. Em Porto Velho e Vitória, porém, já pode ser observado crescimento na tendência de curto prazo. Já em São Paulo, a tendência é de estabilidade e, em Salvador, de queda.
O boletim lembra que o sinal de crescimento da síndrome respiratória aguda grave se mantém desde o início de dezembro. Diferentemente de outros momentos da pandemia, em que o SARS-CoV-2 chegou a ser responsável por mais de 90% dos casos de SRAG em que havia confirmação de infecção viral, nas últimas quatro semanas epidemiológicas, o Influenza A chegou a responder por 23,4% dos casos virais de SRAG, enquanto o coronavírus foi o causador de 65,2%.
Para os pesquisadores do boletim, houve aumento significativo de casos associados ao vírus Influenza A (gripe) no fim de novembro e ao longo do mês de dezembro, inclusive superando os registros de covid-19 em algumas destas semanas.
"Embora os dados associados às últimas semanas ainda sejam parciais, há indício de que a epidemia de Influenza já tenha iniciado o processo de queda na maior parte do país, com exceção de alguns estados", informa a Fiocruz.
Concurso terá 220 vagas em 159 municípios de 15 estados
São todas para quem tem curso superior. Mas a maioria das oportunidades do dia é para nível médio (62), com salários de R$ 1.212 a R$ 2 mil
Adesão de oito colegiados marcou a abertura de evento nacional realizado nesta quarta (25)
Cabe recurso da decisão.
Inscrições para o processo seletivo poderão ser feitas de 6 a 10 de junho. Convocação dos candidatos classificados obedecerá à ordem de pontuação
Interessados podem se inscrever até 6 de junho. São 5 mil vagas disponíveis para pessoas de baixa renda
Sistema de monitoramento dessa atividade deve ser acessado a partir de 1º de junho
Conclusão é de estudo do Observatório de Saúde na Infância
Desde 2008, o 25 de maio chama a atenção para o acompanhamento regular e o diagnóstico precoce
Projeto tem como objetivo a adoção de gestão de conflitos
Ao todo, são 211 oportunidades disponíveis nas agências do trabalhador do DF nesta quarta-feira (25), para diferentes profissões e em várias RAs
Comentários para "Casos de SRAG tendem a crescer no DF e em 24 estados, diz Fiocruz":