×
ContextoExato

Celebridades indicam 'Filmes de esperança' em apoio a refugiados em meio à Covid-19

Celebridades indicam 'Filmes de esperança' em apoio a refugiados em meio à Covid-19Foto: Unsplash/Jovaughn Stephens

Acnur promove iniciativa com produções de cinema; autor Neil Gaiman e diretor Guillermo del Toro revelam seus títulos favoritos; montantes a arrecadar online devem apoiar Fundo de Resposta Solidária para resposta à pandemia

Onu News - 22/12/2020 - 10:46:09

‘Filmes de Esperança’ é uma seleção de seis produções de cinema para entreter amantes da sétima arte na época festiva. A relação de favoritos foi feita pelo autor Neil Gaiman e o diretor e vencedor do Oscar Gullermo del Toro.

A lista de produções de cinema é promovida pela Agência da ONU para Refugiados, Acnur, e a base de dados online Internet Movie Database, IMDb.

Refugiados e deslocados

Entre as celebridades envolvidas na campanha estão as embaixadoras da Boa Vontade Cate Blanchett e Kristin Davis e os atores Cynthia Nixon e Gugu Mbatha-Raw.

A meta da iniciativa é aumentar a consciência e angariar apoio para comunidades mais vulneráveis afetadas pelo Covid-19, incluindo refugiados e deslocados.

A atriz Cate Blanchett está entre as celebridades envolvidas na campanha

Os valores arrecadados irão para o Fundo de Resposta Solidária Covid-19, liderado pela Organização Mundial da Saúde, OMS, como parte dos esforços para prevenir, detectar e responder à pandemia.

Gaiman, que há 13 anos é embaixador da Boa Vontade do Acnur, disse esperar que a campanha ajude os refugiados e outras comunidades vulneráveis a ter o auxílio que precisam durante a pandemia. Ele falava em vídeo publicado no site do IMDb.

Ajuda

Para o autor do filme American Gods, a Covid-19 revelou como o mundo está “incrivelmente interconectado” e por que, agora mais do que nunca, é preciso ajudar os mais vulneráveis, incluindo os refugiados”.

Gaiman realça que as pessoas que fogem das guerras deixando suas casas e cidades estão “ainda mais vulneráveis do que nunca”.

Ele acrescentou ter conhecido refugiados que inspiram esperança e, quando todos enfrentam uma pandemia, vale a pena “falar sobre temas de esperança, inspiração e solidariedade.”

A relação de filmes começa com Os Condenados de Shawshank de 1994, nomeado para sete Oscars no ano seguinte. A produção foi selecionada por del Toro por defender que a “esperança, para ser real, precisa vir de um lugar onde haja adversidade”.

Sonhos

Também indicado para um Oscar e vencedor do Prêmio Bafta de Cinema, Brasil: O Outro Lado do Sonho foi citado por Gaiman defendendo que tem a ver com “perseguir sonhos” e não deixar que forças desencorajadoras o façam.

Conheça os filmes de esperança e seus diretores:

1. Os Condenados de Shawshank, por Frank Darabont

2. Tampopo por Juzo Itami

3. É uma Vida Maravilhosa por Frank Capra

4. Brasil: O Outro Lado do Sonho por Terry Gilliam

5. O Mágico de Oz por Victor Fleming

6. A Bela e a Fera por Jean Cocteau

Acnur Venezuela/Reynesson Damasc

Refugiados venezuelanos chegam ao Brasil.

Comentários para "Celebridades indicam 'Filmes de esperança' em apoio a refugiados em meio à Covid-19":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório