Onu News - 11/12/2019 - 07:20:02
Dia Internacional da Montanha é marcado nesta quarta-feira, 11 de dezembro; ONU destaca importância que estes territórios têm para a juventude; migração dos mais novos tem consequências econômicas e culturais.
No Dia Internacional da Montanha, marcado neste 11 de dezembro, as Nações Unidas estão dando destaque à importância que estes recursos têm para a juventude.
A ONU diz que “para a juventude rural, morar nas montanhas pode ser difícil.” Mas quando os jovens migram, “a agricultura fica abandonada, a terra degradada e as tradições culturais são perdidas.”
Em 54 anos, o Peru perdeu 53% da cobertura glacial, ONU News/Daniela Gross
Os habitantes das montanhas estão entre as pessoas mais pobres do mundo. Para a ONU, educação, acesso ao mercado, oportunidades de emprego e bons serviços públicos podem garantir um futuro melhor para os jovens.
Este ano, as Nações Unidas destacam que a juventude deve assumir a liderança e “exigir que as montanhas e os povos das montanhas se tornem centrais nas agendas de desenvolvimento nacional e internacional.” Também devem pedir que estes territórios recebem mais atenção, investimentos e pesquisa.
As montanhas abrigam 15% da população mundial e um quarto dos animais e plantas terrestres do mundo. Segundo a ONU, 22% da superfície terrestre é coberta por montanhas, que têm um papel crítico para o crescimento econômico sustentável.
Cerca de 915 milhões de pessoas dependem das montanhas para garantir o seu sustento, ou 13% da população mundial.
Metade de toda a água doce usada pela humanidade todos os dias vem das montanhas. Para a ONU, a sua conservação é essencial para o desenvolvimento sustentável e faz parte da meta 15 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ODSs.
As montanhas estão sendo ameaçadas pela mudança climática e pela exploração excessiva. À medida que o clima global continua aquecendo, seus habitantes enfrentam lutas ainda maiores para sobreviver.
O aumento da temperatura também significa que as geleiras das montanhas estão derretendo com uma velocidade sem precedentes, afetando a quantidade de água disponível para milhões de pessoas.
A ONU afirma que “esse problema afeta todas as pessoas”, que “devem reduzir sua pegada de carbono para cuidar desses tesouros naturais.”
O Dia Internacional da Montanha foi criado pela Assembleia Geral e é comemorado desde 2003, com o objetivo de ressaltar a importância do desenvolvimento sustentável das regiões montanhosas.
Trata-se de uma obra fundamental para conhecer aspectos da vida e obra de Silva raramente explorados em outras publicações.
No texto, o magistrado do TJDFT trata da abordagem do New Public Service, no âmbito dos estudos ligados à Administração
Livro recém-lançado pela Editora MOL em parceria com a Tip Top reúne relatos de mulheres sobre os desafios reais que chegam com a vida de mãe, como as mudanças no corpo e os julgamentos externos
Texto de autoria da deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) calcula que medida alcançaria 4.176 municípios brasileiros
A última versão digitalizada do filme é de 2002 e tem qualidade inferior à atual
“Quando escrevo, é para me lembrar da esperança que eu mesma sei que tenho”, diz Nathália Ferreira
Numa necessidade rápida, até podemos contar com um trago de águas quase podres, mas para a vida, para beber água viva, o livro é o único lugar onde nos encontraremos com a civilização, com o melhor dela
Serão cindo dias de programação gratuita, reunindo 14 autores de referência do universo cultural brasileiro
Diante das diversas motivações que podem influenciar na escolha de um livro antes da compra, a capa é uma das mais citadas pelos entrevistados, em especial entre as crianças
O álbum traz ainda Berimbau, de Vinicius e Baden Powell, que ainda nem era chamado de afro-samba. Outro exemplo: a faixa Nanã (Coisa Nº 5), que estaria no clássico disco Coisas, de Moacir Santos, lançado em 1965.
Pelos temas, pelas múltiplas estéticas e pela interpretação, o disco se faz a partir de diferentes, pessoais e fascinantes olhares
Comentários para "Cerca de 915 milhões de pessoas dependem das montanhas para garantir seu sustento":