×
ContextoExato

Contexto Exato

Brasil - Brasília - Distrito Federal - 03 de julho de 2022

Chapada dos Veadeiros ampliará infraestrutura

Chapada dos Veadeiros ampliará infraestruturaFoto:

Contrato de concessão de serviços foi assinado hoje (18) no gabinete do ministro do Ministério do Meio Ambiente

Por: Icmbio - Mma / Imagem: Divulgação - Pública - 22/12/2018 - 08:22:19

O ministro do MMA, Edson Duarte, e o presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Paulo Carneiro, assinaram, na manhã da terça-feira (18), o segundo contrato de prestação de serviços de apoio à visitação em parques nacionais com as empresas Parquetur Participações S.A e Socicam Terminais Rodoviários e Representações, formando um Consórcio.

O Consórcio terá a concessão de serviços de controle de acesso ao Parque, recepção de visitantes, venda de ingressos, alimentação, loja de conveniência, espaço de campismo das Sete Quedas e transporte interno no Parque da Chapada dos Veadeiros, uma das unidades de conservação mais visitadas do país.

O contrato terá duração de 20 anos, e a empresa apresentou proposta de investimentos na unidade de R$ 14 milhões. Além da melhoria da infraestrutura de apoio aos visitantes, incluindo a operação do transporte interno até os saltos. A empresa ainda terá que implementar e manter exposição permanente no Centro de Visitantes sobre as riquezas naturais do parque e garantir a adequação das vias de acesso internas, das trilhas e da sinalização.

O contrato prevê ainda bonificações, no formato de descontos na outorga, como forma de incentivo ao concessionário no uso de mão de obra e produtos locais e apoio a projetos de capacitação e educação ambiental na região.

Para o ministro Duarte “o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é emblemático de todo o trabalho que foi feito para sua expansão e agora, após a concessão, estamos trabalhando na sua consolidação. Faltava a qualificação dos serviços, que está sendo feita agora”.

Esse é o segundo parque a assinar contrato com o ICMBio de concessão de serviços para apoio à visitação neste ano. O primeiro foi o Parque Nacional do Pau Brasil, em outubro. O Parque Nacional do Itatiaia, que também está em processo de licitação, terá abertura de propostas amanhã, 19 de dezembro. O próximo edital a ser publicado, em 2019, será o do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.

O presidente do ICMBio, Paulo Carneiro, ressaltou o esforço empreendido por diferentes equipes do ICMBio, tanto para superação dos obstáculos, com a criação de um novo marco legal, como para implantar as concessões logo após a aprovação da MP 809. “Estamos hoje estabelecendo um laço de parceria de 20 anos para promoção do desenvolvimento local, ampliando a infraestrutura da unidade. Neste contrato, introduzimos inovações importantes para isso como, por exemplo, a bonificação para que a empresa contrate mão de obra local. Após a batalha para a expansão do parque, estamos mostrando para a população que a conservação traz benefícios Em 15 anos lembraremos esse passo de hoje, a partir do qual foi possível promover o desenvolvimento sustentável e a geração de renda”, argumenta Paulo Carneiro.


De acordo com Ricardo Brochado, diretor interino de Criação e Manejo de Unidades de Conservação do ICMBio, os novos contratos após a lei têm as chamadas receitas acessórias. “Além dos serviços de ingresso, transporte interno, alimentação, camping, atrativos com cobranças específicas e loja de lembranças, caso a empresa concessionária identifique alguma oportunidade de negócios não contemplada no contrato, tem a opção de propor a inclusão do serviço ao órgão gestor do parque”, explica. “Isso permite que o contrato seja atualizado de maneira mais As concessões estão acontecendo em função da Medida Provisória 809, convertida na Lei nº 13.668/2018. A Lei possibilita a concessão de serviços, áreas ou instalações em UCs federais para a exploração de atividades de visitação voltadas à educação ambiental, à preservação e conservação do meio ambiente, ao turismo ecológico, à interpretação ambiental e à recreação em contato com a natureza, precedidos ou não da execução de obras de infraestrutura, mediante procedimento licitatório.

As concessões estão acontecendo em função da Medida Provisória 809, convertida na Lei nº 13.668/2018. A Lei possibilita a concessão de serviços, áreas ou instalações em UCs federais para a exploração de atividades de visitação voltadas à educação ambiental, à preservação e conservação do meio ambiente, ao turismo ecológico, à interpretação ambiental e à recreação em contato com a natureza, precedidos ou não da execução de obras de infraestrutura, mediante procedimento licitatório.

Com o novo marco legal muda o cenário de gestão e prestação de serviços dos parques para a sociedade. A concessão de serviços de uso público está fundamentada na busca de soluções que viabilizem os investimentos privados complementares para o atendimento ao visitante, em formas e estratégias que tornem essas experiências em contribuições à conscientização e engajamento social na conservação dos ecossistemas protegidos.

Os Parques Nacionais Serra dos Órgãos, Tijuca, Fernando de Noronha e Iguaçu já contam com serviços concessionados, sendo os mais visitados e com aprovação alta quanto a qualidade dos serviços ofertados aos visitantes.

Sobre o Parque

Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros possui uma área de aproximadamente 240.611 hectares e está localizado nos municípios de Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante, Nova Roma, Teresina de Goiás e São João D’Aliança, no estado de Goiás. As atividades de visitação hoje praticadas no Parque são: caminhada em trilhas, travessia, banho em rios, poços e cachoeiras, contemplação da paisagem, observação de flora e fauna, acampamento e escalada.

O Parque tem os títulos de Patrimônio Mundial Natural e de zona núcleo da Reserva da Biosfera do Cerrado, ambos concedidos pela Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura - UNESCO, em virtude de sua importância para a conservação da biodiversidade, pois é um dos três principais centros de endemismo do Cerrado. Além de abrigar excepcionais bens naturais, como rios, cachoeiras, cânions e mirantes, a Chapada dos Veadeiros abriga manifestações culturais diversificadas e com importância histórica, tendo sido uma região de garimpo de quartzo até meados da década de 80 do século passado.

Concessão não é privatização
É importante ressaltar que concessão não é privatização. Com as delegações de serviço, as empresas ganham o direito de operar serviços de apoio a visitação por um determinado período de tempo e, em contrapartida, assumem compromisso de fazer investimentos nas unidades. Os serviços de gestão, conservação, proteção e pesquisa continuam sob o controle administrativo e territorial do governo, assim como o monitoramento do serviço concessionado. O objetivo é melhorar a qualidade dos serviços prestados aos visitantes das unidades de conservação, já que o ICMBio não tem como finalidade prestar serviços como hospedagem e alimentação.

Comentários para "Chapada dos Veadeiros ampliará infraestrutura":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório
Férias com o carro? Conheça soluções da Osram que tornam a viagem mais segura

Férias com o carro? Conheça soluções da Osram que tornam a viagem mais segura

Nada de problemas com a bateria

Monte Verde é destaque para casais apaixonados e trilheiros no sul de Minas

Monte Verde é destaque para casais apaixonados e trilheiros no sul de Minas

Sabe-se que as primeiras casas foram construídas pelos bandeirantes vindos de Atibaia, em São Paulo, porque Camanducaia ficava situada, naquela época, num dos roteiros mais seguidos pelos desbravadores paulistas.

Conheça São Gonçalo do Amarante, cidade histórica voltada para o turismo religioso

Conheça São Gonçalo do Amarante, cidade histórica voltada para o turismo religioso

Neste roteiro de fé, cultura e oportunidades, São Gonçalo do Amarante se encontra no Rio Grande do Norte

Pensando em viajar? Confira dicas para planejar uma viagem sem dores de cabeça

Pensando em viajar? Confira dicas para planejar uma viagem sem dores de cabeça

Voos ficam mais caros em datas festivas e períodos de alta temporada

Município piauiense investe na retomada do turismo

Município piauiense investe na retomada do turismo

Um dos pontos turísticos mais tradicionais de José de Freitas é a Barragem do Bezerro

Jonas Bloch participa de debate sobre turismo sustentável em Minas Gerais

Jonas Bloch participa de debate sobre turismo sustentável em Minas Gerais

Há mais de 23 anos convivendo com a comunidade do município, Jonas Bloch mostra a forte vocação da cidade para o turismo

Conheça os 9 destinos nacionais para viagens de incentivo que estão bombando no momento

Conheça os 9 destinos nacionais para viagens de incentivo que estão bombando no momento

Veja abaixo quais são os 9 top destinos do momento, de acordo com a Duo & Ecco.

São João de Petrolina começou em Pernambuco e terá nove dias de festa

São João de Petrolina começou em Pernambuco e terá nove dias de festa

Visibilidade e experimentação

Santa Catarina terá um dos maiores parques urbanos do país

Santa Catarina terá um dos maiores parques urbanos do país

Ranking dos parques urbanos do país

Inhotim expande seu território com novos pavilhões e jardim botânico

Inhotim expande seu território com novos pavilhões e jardim botânico

Para garantir a sustentabilidade do instituto, empresário retomou as obras de construção do hotel e estaria empenhado na instalação de um aeroporto em Brumadinho

Turismo é o principal propulsor de emprego e renda em Fernando de Noronha

Turismo é o principal propulsor de emprego e renda em Fernando de Noronha

Ainda segundo Hayrton, diferente do que se pensa, Noronha ultimamente não tem sido de muitos estrangeiros.