×
ContextoExato

Chile não reconhece novo mandato de Nicolás Maduro, diz chanceler

Chile não reconhece novo mandato de Nicolás Maduro, diz chancelerFoto: Francisco Batista/ Presidencia de Venezuela

O Chile não reconhece o novo mandato presidencial do atual líder da Venezuela, Nicolás Maduro,, informou o Ministério de Relações Exteriores do Chile. Nesta quinta-feira (10), Maduro foi empossado para seu segundo mandato presidencial, que durará até 2025.

Do Portal Sputnik - 11/01/2019 - 00:15:40

"Nós não reconhecemos este governo que chegou ao poder hoje porque é a continuação do governo de Nicolás Maduro, que todos nós conhecemos", afirmou o ministro das Relações Exteriores do Chile, Roberto Ampuero, por meio de um comunicado.

Nesta quinta-feira (10), o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, também se declarou a respeito, connando a "usurpação ilegítima de poder" e as "eleições injustas" de Maduro em 20 de maio de 2018, quando o presidente venezuelano garantiu seu novo mandato.

Na semana passada, o Grupo Lima, que reúne países da América Latina e o Canadá, pediu a Maduro que não tomasse posse de seu segundo mandato.

Seguindo pelo mesmo caminho, a Organização dos Estados Americanos (OEA) disse em um comunicado que não reconhece a legitimidade do novo mandato de Maduro. A OEA ainda reiterou "profunda preocupação" com a deterioração da crise política, econômica, social e humanitária na Venezuela.

Para a OEA, esta situação na Venezuela resultou do "colapso da ordem democrática e graves violações dos direitos humanos naquele Estado".

Comentários para "Chile não reconhece novo mandato de Nicolás Maduro, diz chanceler":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório