×
ContextoExato
Responsive image

China pede coragem e sabedoria para colocar relações China-EUA de volta ao caminho certo

China pede coragem e sabedoria para colocar relações China-EUA de volta ao caminho certoFoto: Reprodução

A resposta de Hua veio depois que Joe Biden foi empossado como o 46º presidente dos EUA na quarta-feira.

Portal Xinhua De Noticias - 22/01/2021 - 15:13:51

Espera-se que os Estados Unidos e a China mostrem coragem e sabedoria, ouçam um ao outro, se coloquem diante um do outro, se respeitem mutuamente e se envolvam num diálogo e cooperação para "curar e recuperar" as relações bilaterais, disse uma porta-voz nesta quinta-feira.

"Acredito que com esforços conjuntos de ambos os lados, os 'melhores anjos' nas relações China-EUA serão capazes de superar as forças do mal", disse a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Hua Chunying, em uma coletiva de imprensa de rotina.

A resposta de Hua veio depois que Joe Biden foi empossado como o 46º presidente dos EUA na quarta-feira.

"Parabenizamos o presidente Biden por tomar posse e desejamos ao presidente Biden muito sucesso na governança do Estado", disse a porta-voz.

"Notei que o presidente Biden enfatizou várias vezes o termo 'unidade' em seu discurso inaugural, que é precisamente o que é necessário nas atuais relações China-EUA", disse Hua.

Ela disse que nos últimos quatro anos, um pequeno número de políticos anti-China nos Estados Unidos mentiram demais por causa de seus próprios interesses políticos e incitaram muito ódio e divisão, acrescentando que tanto o povo chinês quanto o americano sofreram muito e merecem um futuro melhor.

Muitas pessoas de conhecimento nos dois países e na comunidade internacional estão ansiosas por um rápido retorno das relações China-EUA para o caminho certo, juntamente com as contribuições necessárias para resolver conjuntamente os desafios principais e urgentes que o mundo enfrenta hoje, disse Hua.

"O presidente Biden também mencionou que os Estados Unidos têm muito a fazer para curar e se recuperar. Penso que o mesmo se aplica também às relações China-EUA", disse Hua. "Nos últimos anos, a administração Trump, especialmente Pompeo, colocou muitas minas terrestres, queimou muitas pontes e destruiu muitas estradas nas relações China-EUA, que estão esperando para serem limpas, reconstruídas e reparadas".

"Acreditamos que tudo é possível se decidirmos por isso", e com os esforços conjuntos de ambos os lados, os "melhores anjos" nas relações bilaterais podem superar as forças do mal, segundo Hua.

Em resposta a uma pergunta sobre os comentários da China sobre a adesão dos Estados Unidos ao Acordo Climático de Paris e à Organização Mundial da Saúde (OMS), Hua disse que a China saudou essas decisões e está disposta a trabalhar em conjunto com os Estados Unidos dentro dessas estruturas.

Em sua resposta a uma pergunta sobre a morte da COVID-19 nos Estados Unidos que ultrapassou 400.000, Hua expressou as profundas condolências da China às pessoas que infelizmente perderam suas vidas nesta epidemia.

"Unidade e cooperação são as armas mais poderosas para derrotar o vírus", disse Hua, acrescentando que a China continuará a fornecer ajuda e apoio aos Estados Unidos na luta contra a epidemia ao seu alcance.

Comentários para "China pede coragem e sabedoria para colocar relações China-EUA de volta ao caminho certo":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório