Estadão Conteúdo - 11/12/2019 - 07:52:43
Com 22 anos, Cibele Moura (PSDB-AL), a deputada estadual mais jovem de Alagoas, finaliza o primeiro ano de mandato com sentimento de que é preciso buscar construir pontes em uma política radicalizada. "Não é idade, é vontade de querer conversar em um Brasil completamente polarizado, as pessoas quererem sair do Facebook e da lacração para vir para o diálogo", afirma ela.
"Vale a pena estar ganhando alguns votos por estar lacrando ou vale a pena estar tentando ajudar o seu Estado ou o Brasil buscando diálogo?", questiona.
Ela é uma das cinco mulheres da Assembleia Legislativa do Estado - são 27 deputados. Entre seus projetos aprovados na Casa, há um projeto de lei que impede condenados na Lei Maria da Penha de serem nomeados pelo Estado para cargos em comissão. "A gente tem a maior bancada feminina da história, mas ainda falta muito para ter iguais condições para a mulher participar da política".
Cibele quer chegar longe na política: "Se algum dia Alagoas me deixar ser governadora, daqui uns 30 a 40 anos, quem sabe, esse é o sonho".
Com apresentação dos repórteres de Política Adriana Ferraz e Paulo Beraldo, a série de podcasts começou na segunda com a entrevista de Kim Kataguiri (DEM-SP). Depois, ouviu o capixaba Felipe Rigoni (PSB-ES), Felipe Francischini (PSL-PR), líder da CCJ na Câmara, e a deputada estadual Isa Penna, do PSOL-SP . Na segunda, foi a vez de João Campos (PSB-ES).
O roteiro é de Clara Rellstab e a edição, de Clara e de Ana Paula Niederauer. A finalização é de Moacir Biazzy e o coordenador do núcleo de áudio é Emanuel Bonfim.
Dados são de estudo realizado por pesquisadores da USP
Lorena fala que durante a adolescência se sentia isolada e até excluída, mas viu na internet um refúgio. Ela revela que demorou um tempo para falar sobre a doença e sua deficiência.
Para a escritora, a obra é necessária porque ajuda as mulheres a trilhar um caminho de mentalidade financeira abundante
A chamada adoção solo tem as mesmas regras do processo biparental
Conciliar família, trabalho e estudo é uma tarefa inevitável para mulheres mundo afora. Em Manaus, mães venezuelanas têm ganhado apoio em sua jornada
Lei integra a Política Nacional de Segurança Pública e Defesa Social
O filme dá ideia perfeita da trajetória e das dificuldades dessa luta.
É o que revela estudo feito pela Unesco
Em 2006, a lei brasileira Maria da Penha trouxe o reconhecimento e a responsabilização criminal da violência contra a mulher, mas ainda existem muitos desafios a serem superados
Maioria recebe menos que um salário mínimo e não tem carteira assinada
Objetivo é ajudar jovens profissionais a entrar no mercado de trabalho
Comentários para "Cibele Moura, a mais jovem deputada de Alagoas critica a 'lacração' nas redes":