×
ContextoExato

Contexto Exato

Brasil - Brasília - Distrito Federal - 28 de janeiro de 2022

Com protocolo de 1° mundo, Hran mantém equipe da UTI livre do coronavírus

Com protocolo de 1° mundo, Hran mantém equipe da UTI livre do coronavírusFoto: Metrópoles

Projeto chamado Lean é o responsável por evitar contaminações pela Covid-19 na unidade de referência contra a doença na capital do país

Matheus Garzon - Metrópoles - 16/05/2020 - 07:58:38

Dois meses após a primeira internação pelo novo coronavírus no Distrito Federal, um dado da equipe médica do Hospital Regional da Asa Norte (Hran) chama a atenção. Não há registrado, até o momento, nenhum caso de infecção entre os envolvidos no cuidado da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do local, que é referência no combate à Covid-19 no DF.

De acordo com a Secretaria de Saúde, o êxito em evitar a contaminação no âmbito das UTIs se dá graças à montagem de um gabinete de crise. Orientados pelo Hospital Sírio-Libanês, o projeto conhecido como Lean, que em português significa “enxuto”, foi implementado.

Conforme explicado pelo Ministério da Saúde, essa é uma metodologia japonesa que, após a Segunda Guerra Mundial, chegou ao Ocidente e foi utilizada em vários setores produtivos. A partir da década de 1990 houve uma adaptação para utilização na área da Saúde, com impactos positivos.

Entre os principais resultados que hospitais do Brasil têm conseguido ao aplicar o projeto, estão a diminuição do tempo de espera no atendimento, aumento do giro de leitos, mais qualidade nos serviços prestados e redução do tempo médio de permanência, entre outros.

Ao Metrópoles, o médico Pedro Zancanaro, responsável pela comunicação do Gabinete de Crise do Hran, atribuiu o sucesso da operação ao planejamento meticuloso desenvolvido pelo grupo.

“O nosso foco maior segue sendo nas UTIs. É a área mais ‘quente’ do hospital, e onde temos zero infecções entre os profissionais. Acho que temos conseguido nos manter assim graças aos treinamentos diários que temos colocado em prática e cobrado desde fevereiro”, explicou.

Nesta sexta, 265 servidores do Hran foram testados. Em todos os procedimentos, o resultado deu negativo para o novo coronavírus. A Secretaria de Saúde informa que a testagem ocorreu em todos os setores da unidade, inclusive a UTI.

Fachada do Hran, hospital de tratamento da Covid-19

Hospital Regional da Asa Norte, unidade de referência para pacientes com coronavírus no DFMyke Sena/Especial para o Metrópoles

Fachada do Hran

Após todos os leitos de UTIs serem ocupados, o GDF anunciou a abertura de 10 novas vagas no HranDaniel Ferreira/Metrópoles

Desinfecção Hran

No fim de março, militares realizaram a higienização do Hospital Regional da Asa Norte (Hran)Rafaela Felicciano/Metrópoles

Hran é higienizado contra novo coronavírus

Hran foi higienizado contra novo coronavírusRafaela felicciano/Metrópoles

Desinfecção Hran 3

O trabalho foi feito em todas as áreas das unidades de saúdeRafaela Felicciano/Metrópoles

Paciente chegando ao HranRafaela Felicciano/Metrópoles

Zancanaro reforçou a importância de capacitar os profissionais para o combate à pandemia. “Repetimos treinamentos até que virem hábitos. Treinamentos, por exemplo, a paramentação e a desparamentação dos equipamentos de proteção individual [EPIs], que é quando existe o risco maior de contaminação”, explicou.

O dermatologista explica como o gabinete de crise tem agido em meio à pandemia. “Temos oito braços: comando, comunicação, apoio, operações, logística, planejamento, financeiro e administrativo”.

“Uma das técnicas que adotamos, na logística, foi a redução de pessoal nas UTIs para trabalharmos apenas com o suficiente e, assim, podemos economizar no gasto de EPIs, por exemplo. Assim, se houver um atraso na reposição dos equipamentos, teremos uma reserva para garantir a operação por uma semana”, disse.

A Secretaria de Saúde do DF destaca que esse método implementado na medicina foi usado após tragédias como em Brumadinho (MG), incêndios na Califórnia (EUA) e após o furacão Katrina, que atingiu o Caribe e os Estados Unidos em 2005.

Covid no DF

O número de óbitos em decorrência do novo coronavírus no Distrito Federal subiu para 54 no fim da tarde desta sexta-feira (15/05). A estatística foi atualizada às 18h02. Em 24 horas, foram registradas quatro fatalidades provocadas pela Covid-19 na capital do país.

O DF tem 3.861 infectados. Desse total, 1.936 já se curaram da doença. A Secretaria de Saúde do Distrito Federal considera como recuperados aqueles pacientes que tiveram os primeiros sintomas há mais de 14 dias e não estão hospitalizados.

Parte desses pacientes passou pelo Hran, que é a unidade de referência para o tratamento da doença no Distrito Federal.

Comentários para "Com protocolo de 1° mundo, Hran mantém equipe da UTI livre do coronavírus":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório
De olho nas eleições, PRTB tem novo comando no DF

De olho nas eleições, PRTB tem novo comando no DF

Segundo Bira, a presidente Aldinéa Fidélix virá à Brasília, em breve, e aproveitará a ocasião para apresentar a nova executiva do partido no DF ao Vice-Presidente Hamilton Mourão, principal exponente do PRTB na atualidade

Professores alertam sobre superlotação nas escolas em volta às aulas no DF

Professores alertam sobre superlotação nas escolas em volta às aulas no DF

De acordo com a Secretária de Educação do DF, as aulas da rede pública do DF estão mantidas para início em 14 de fevereiro, presencialmente.

Governador Ibaneis Rocha é reeleito presidente do Consórcio Brasil Central

Governador Ibaneis Rocha é reeleito presidente do Consórcio Brasil Central

Até o final de 2022, o governador Ibaneis Rocha será o presidente do Consórcio Brasil Central, que reúne o DF e os estados do Maranhão, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Tocantins

Detran-DF começa a exigir biometria para categoria B

Detran-DF começa a exigir biometria para categoria B

O procedimento de coleta e armazenamento da biometria tem o objetivo de garantir mais segurança e eficácia no processo de habilitação, pois reduz a possibilidade de fraudes e erros

Projeto capacitará agricultores para a venda de alimentos

Projeto capacitará agricultores para a venda de alimentos

No sistema da CSA, o agricultor deixa de vender seus produtos por meio de intermediários e conta com participação das pessoa para o financiamento e escoamento da sua produção, os chamados coagricultores

Justiça anula licitação para prestação de serviços funerários no DF

Justiça anula licitação para prestação de serviços funerários no DF

Cabe recurso

Casos de SRAG tendem a crescer no DF e em 24 estados, diz Fiocruz

Casos de SRAG tendem a crescer no DF e em 24 estados, diz Fiocruz

Rondônia e Espírito Santo são as exceções

Distrito Federal registra queda de 26% de mortes no trânsito em 2021

Distrito Federal registra queda de 26% de mortes no trânsito em 2021

Na área da Educação de Trânsito, em 2021, o Detran realizou 1.268 ações, entre blitzes educativas, apresentações teatrais, cursos e palestras

Distrito Federal aparece em primeiro lugar no ranking da vacinação infantil

Distrito Federal aparece em primeiro lugar no ranking da vacinação infantil

Isabel Debatisti foi com sua avó até a UBS 1, do Cruzeiro, receber sua dose

Distrito Federal tem ocupação máxima de UTIs; 90% são não vacinados ou com esquema incompleto

Distrito Federal tem ocupação máxima de UTIs; 90% são não vacinados ou com esquema incompleto

O governo do DF montou um plano de ação para ampliar a rede de leitos, que prevê a expansão dos 83 leitos atuais na rede pública para até 217, conforme a necessidade de atendimento.

UBS 1 da Asa Sul abre drive-thru noturno para vacinação de adultos

UBS 1 da Asa Sul abre drive-thru noturno para vacinação de adultos

A Unidade Básica de Saúde 1 da Asa Sul passa a oferecer, a partir desta segunda (24), vacinação para adultos em drive-thru, das 18h às 22h