×
ContextoExato

Contexto Exato

Brasil - Brasília - Distrito Federal - 28 de janeiro de 2022

Começam a funcionar novos pontos de testagem no DF e agendamento on-line

Começam a funcionar novos pontos de testagem no DF e agendamento on-lineFoto: Breno Esaki / SES

População compareceu aos postos em Ceilândia, Sobradinho, Guará, Lago Sul e Lago Norte

Agência Brasília * - 27/04/2020 - 22:13:12

A população do Distrito Federal começou, nesta segunda-feira (27), a comparecer nos novos pontos de testagem em massa para a Covid-19. Nesta segunda fase, além do Plano Piloto e Águas Claras, as pessoas também podem procurar locais em Ceilândia, Sobradinho, Guará, Lago Sul e Lago Norte, com a possibilidade de agendar, via internet, a marcação do exame.

“Se a pessoa está com sintomas de gripe por mais de sete dias ou com febre e mora em uma região onde ainda não há testagem, recomendamos procurar a UBS [Unidade Básica de Saúde] mais próxima ou uma UPA [Unidade de Pronto Atendimento] na região para ser atendida, porém, a nossa meta é realizar testagens em todas as regiões, com base no número de casos”, assegurou o secretário de Saúde, Francisco Araújo. Ele explicou que os dez pontos de testagem foram levantados nas regiões que apresentaram a maior incidência de coronavírus.

Esta semana, a modalidade de agendamento on-line passou a funcionar, tornando mais cômoda a ida dos usuários aos postos de testagem, além de evitar aglomerações e preservar a recomendação de distanciamento social, com o uso do sistema drive-thru para atendimento.

“Recomendamos à população que, para agilizar o atendimento, ter mais conforto e ser mais rápido, faça o agendamento prévio, para evitar o risco de chegar ao posto e não ter mais testes”, alerta o secretário-adjunto de Assistência à Saúde, Ricardo Tavares. “Os agendados serão priorizados, mas caso não consigam fazer o cadastro on-line, também serão atendidos, porém não com tanta celeridade.”

Como funciona

Para agendar, basta entrar no site e fazer o cadastro. Após se cadastrar, a pessoa receberá um e-mail confirmando o cadastramento, devendo inserir, no link indicado, a chave de ativação recebida. Feito isso, poderá seguir adiante com o agendamento. Por e-mail, será enviado um comprovante que, com informações sobre o local e a hora do exame, deverá ser apresentado no local.

O servidor Ronaldo Serra, 53 anos, procurou o posto de testagem no estacionamento do Park Shopping, no Guará. Como teve contato com uma pessoa confirmada com Covid-19, decidiu se prevenir e agendar sua testagem pelo site. “Foi uma iniciativa muito boa o agendamento; significa que o governo está preocupado com a saúde da gente”, elogiou.

Adona de casa Girlaine dos Santos, 45 anos, avalia como importante a ampliação de locais para a testagem, pois a população com sintomas de gripe poderá confirmar se tem ou não coronavírus. “Eu mesmo estou com tosse, febre, moro com uma idosa e com minha filha. Saber isso é fundamental, para o bem delas e o meu”, comentou.

Público-alvo

As testagens são prioritariamente para as pessoas com sintomas de gripe ou com histórico de contato com algum caso confirmado da Covid-19. Elas precisam residir com idosos e morar na região administrativa do local onde o drive-thru está montado.

O resultado é liberado no sistema Teste.DF em até 30 minutos, para visualização pelo usuário, além de também ser enviado para o e-mail da pessoa, que deve ser informado durante o cadastramento.

A previsão é que, nas próximas semanas, mais pontos de testagem sejam abertos. “A ideia é chegar a todas as regiões, mas estamos seguindo a incidência de onde há mais casos”, ressaltou o secretário-adjunto de Assistência à Saúde.

Confira, abaixo, os locais de atendimento, das 8h às 17h.

Águas Claras, Taguatinga, Vicente Pires e Arniqueiras

  • Uniplan
  • Unieuro
  • Residência Oficial do Governador

Plano Piloto

  • Parque da Cidade – Estacionamento 4
  • Estádio Mané Garrincha

Lago Sul, São Sebastião, Itapoã, Paranoá, Jardim Botânico e Jardins Mangueiral

  • Paróquia São Pedro de Alcântara – Setor de Habitações Individuais Sul EQI 7/9 – Lago Sul

Lago Norte, Varjão e Granja do Torto

  • Iguatemi Shopping

Guará, Núcleo Bandeirante, Candangolândia e Park Sul

  • ParkShopping

Ceilândia, Pôr do Sol e Sol Nascente

  • Iesb Unidade Ceilândia

Sobradinho I, II, Fercal e Planaltina

  • Sesi – AE 03 – Lotes A/F – Q 13, Parque dos Jequitibás – Sobradinho

* Com informações da Secretaria de Saúde (SES)

Comentários para "Começam a funcionar novos pontos de testagem no DF e agendamento on-line":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório
De olho nas eleições, PRTB tem novo comando no DF

De olho nas eleições, PRTB tem novo comando no DF

Segundo Bira, a presidente Aldinéa Fidélix virá à Brasília, em breve, e aproveitará a ocasião para apresentar a nova executiva do partido no DF ao Vice-Presidente Hamilton Mourão, principal exponente do PRTB na atualidade

Professores alertam sobre superlotação nas escolas em volta às aulas no DF

Professores alertam sobre superlotação nas escolas em volta às aulas no DF

De acordo com a Secretária de Educação do DF, as aulas da rede pública do DF estão mantidas para início em 14 de fevereiro, presencialmente.

Governador Ibaneis Rocha é reeleito presidente do Consórcio Brasil Central

Governador Ibaneis Rocha é reeleito presidente do Consórcio Brasil Central

Até o final de 2022, o governador Ibaneis Rocha será o presidente do Consórcio Brasil Central, que reúne o DF e os estados do Maranhão, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Tocantins

Detran-DF começa a exigir biometria para categoria B

Detran-DF começa a exigir biometria para categoria B

O procedimento de coleta e armazenamento da biometria tem o objetivo de garantir mais segurança e eficácia no processo de habilitação, pois reduz a possibilidade de fraudes e erros

Projeto capacitará agricultores para a venda de alimentos

Projeto capacitará agricultores para a venda de alimentos

No sistema da CSA, o agricultor deixa de vender seus produtos por meio de intermediários e conta com participação das pessoa para o financiamento e escoamento da sua produção, os chamados coagricultores

Justiça anula licitação para prestação de serviços funerários no DF

Justiça anula licitação para prestação de serviços funerários no DF

Cabe recurso

Casos de SRAG tendem a crescer no DF e em 24 estados, diz Fiocruz

Casos de SRAG tendem a crescer no DF e em 24 estados, diz Fiocruz

Rondônia e Espírito Santo são as exceções

Distrito Federal registra queda de 26% de mortes no trânsito em 2021

Distrito Federal registra queda de 26% de mortes no trânsito em 2021

Na área da Educação de Trânsito, em 2021, o Detran realizou 1.268 ações, entre blitzes educativas, apresentações teatrais, cursos e palestras

Distrito Federal aparece em primeiro lugar no ranking da vacinação infantil

Distrito Federal aparece em primeiro lugar no ranking da vacinação infantil

Isabel Debatisti foi com sua avó até a UBS 1, do Cruzeiro, receber sua dose

Distrito Federal tem ocupação máxima de UTIs; 90% são não vacinados ou com esquema incompleto

Distrito Federal tem ocupação máxima de UTIs; 90% são não vacinados ou com esquema incompleto

O governo do DF montou um plano de ação para ampliar a rede de leitos, que prevê a expansão dos 83 leitos atuais na rede pública para até 217, conforme a necessidade de atendimento.

UBS 1 da Asa Sul abre drive-thru noturno para vacinação de adultos

UBS 1 da Asa Sul abre drive-thru noturno para vacinação de adultos

A Unidade Básica de Saúde 1 da Asa Sul passa a oferecer, a partir desta segunda (24), vacinação para adultos em drive-thru, das 18h às 22h