Nicole Angel/ G1 - 04/12/2019 - 18:56:19
O general Eduardo Villas Bôas, comandante do Exército Brasileiro de 2015 a janeiro de 2019 e atual assessor do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República, inaugurou nesta quarta-feira (4) o instituto que leva o nome dele, em Brasília. O local, além de preservar a memória do militar durante o período no exército, pretende apoiar pessoas com doenças raras, crônicas e com deficiência.
Villas Bôas sofre de esclerose lateral amiotrófica (ELA), uma doença neuromotora de caráter degenerativo ( saiba mais abaixo ). Segundo ele, o objetivo do instituto é "disseminar informações para o acesso às chamadas tecnologias assistivas, que ajudam a manter ativas as pessoas que têm doenças semelhantes".
"Começo hoje a minha mais nova missão", disse o general.
Em entrevista exclusiva ao G1, por meio de perguntas respondidas com o auxílio de um computador adaptado, Villas Bôas contou que a ideia de abrir o Instituto foi uma forma de retribuir o conhecimento e as oportunidade que teve ao longo dos anos. "Identifiquei o potencial de uma entidade dessa natureza para canalizar e multiplicar o saber, no sentido de contribuir em um projeto maior, que beneficie as pessoas e engrandeça a nação”, explicou.
Pessoas fazem fila para cumprimentar o general Villas Bôas durante inauguração do instituto que leva o nome dele, em Brasília — Foto: Nicole Angel/ G1
Na inauguração do Instituto General Villas Bôas (IGVB), pessoas conhecidas, como o apresentador Luciano Huck, o porta-voz da Presidência da República general Otávio Rêgo Barros, o general Augusto Heleno, chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), o ministro do STF Alexandre de Moraes, políticos, militares, amigos e parentes que apoiaram a ideia.
"O Instituto nasce com o objetivo de trazer visibilidade às pessoas que têm algum tipo de limitação, estimulando o debate e contribuindo para o desenvolvimento e o amplo acesso a novas tecnologias e inovações que favoreçam o aumento da qualidade de vida e promovam a cidadania e a dignidade a essas pessoas", afirmou o militar.
"Vejo agora a possibilidade de colocar em prática ideias que me acompanharam por muito tempo."
Instituto General Villas Bôas (IGVB) foi inaugurado nesta quarta (4), em Brasília — Foto: Nicole Angel/ G1
Segundo o instituto, o trabalho na organização terá três linhas de ação:
Nascido em Cruz Alta (RS), Eduardo Dias da Costa Villas Bôas ingressou no Exército em 1967. Em janeiro de 2015, ele passou a comandar a corporação, nomeado pela então presidente Dilma Rousseff (PT).
Em 2017, quando ainda era Comandante do Exército Brasileiro, o general informou, por meio de um vídeo publicado no YouTube, que tinha uma "doença neuromotora de caráter degenerativo". Segundo ele, a doença estava trazendo dificuldades para caminhar e, por isso, tinha passado a usar bengala.
O general ficou no comando do exército até janeiro deste ano. Depois, passou a trabalhar como assessor especial do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) .
Em outubro, ele passou por uma traqueostomia, no Hospital das Forças Armadas (HFA), após dificuldades respiratórias. Villas Boas ficou 10 dias internado e chegou a ser transferido para a UTI antes de receber alta, em 12 de outubro.
Villas Boas ganhou notoriedade no debate sobre segurança pública após a intervenção federal no Rio de Janeiro, quando homens das Forças Armadas reforçaram o policiamento no estado.
*Sob a supervisão de Maria Helena Martinho
Leia mais notícias sobre a região no G1 DF.
No 1º trimestre, 82,2% dos casos de violência sexual contra crianças e adolescentes aconteceram no ambiente familiar
Com essa decisão, o número de carreiras em greve sobe para quatro
O Brasil registrou 115 novas mortes pela covid na quinta-feira, 19. A média móvel de vítimas, que elimina distorções entre dias úteis e fim de semana, está em 113. O índice permanece acima de 100 pelo sexto dia consecutivo.
Tempestade Subtropical Yakecan se afastou do continente
Autor do projeto que deu origem à nova lei, o deputado Rafael Prudente defende o ganho em segurança resultante da possibilidade de parada livre para os usuários do transporte público
Proteger a lactante foi a intenção de Abrantes, que argumentou ainda pela isonomia de direitos com as demais corporações da segurança pública.
A decisão foi unânime.
Estudantes da 3ª série do ensino médio das escolas públicas podem se inscrever gratuitamente. Aos não isentos, pagamentos podem ser feitos até o dia 27 deste mês. Provas serão aplicadas em novembro
No total, estão sendo ofertadas 203 oportunidades nas agências do trabalhador nesta sexta-feira (20)
Iniciativa da FAP-DF vai escolher 60 novos empreendedores, para investimento de até R$ 3,5 milhões e cinco meses de mentorias, palestras e workshops na pré-incubadora Cocreation Lab DF
Faixa etária de 20 a 49 anos representa 50% dos casos recentes. Secretaria de Saúde estima que cerca de 743 mil pessoas estejam aptas a receber a terceira dose da vacina
Comentários para "'Começo hoje a minha mais nova missão', diz general Villas Bôas sobre instituto para portadores de doenças raras":