×
ContextoExato
Responsive image

Comissão da Câmara Legislativa para fiscalizar vacina no Distrito Federal se reúne nesta quarta-feira

Comissão da Câmara Legislativa para fiscalizar vacina no Distrito Federal se reúne nesta quarta-feiraFoto: MINERVINO JÚNIOR/CB/D.A PRESS.

Mudanças nos concursos

Alexandre De Paula - Correioweb - 13/01/2021 - 08:07:55

Estão definidos os distritais que farão parte da comissão criada para fiscalizar o programa de vacinação contra a covid-19 no Distrito Federal. Hoje, às 17h, o grupo se reúne para eleger o presidente e definir o relator. Nos bastidores, as negociações estão encaminhadas para que Fábio Felix (PSol) dirija os trabalhos e para que o vice-presidente da Casa, Rodrigo Delmasso (Republicanos), seja o relator. Completam o time Iolando Almeida (PSC), Jorge Vianna (Podemos) e João Cardoso (Avante). A decisão do GDF, até o momento, é de esperar pela vacinação conduzida pelo Ministério da Saúde.

Oposição

Felix deve ficar com a presidência porque foi dele a proposta de montar a comissão. O parlamentar também articulou para que o grupo saísse do papel. Entretanto, o deputado faz oposição forte ao governador Ibaneis Rocha (MDB) e deve dar trabalho. Portanto, mudanças até a hora da votação oficial não podem ser descartadas.

Fechados com Lira

Os deputados federais pelo Distrito Federal Luis Miranda (DEM) e Celina Leão (PP) estão empenhados na campanha de Arthur Lira (PP-AL) para a presidência da Câmara dos Deputados. Eles viajaram com uma comitiva do candidato e, nesta semana, estiveram em Palmas (TO) e São Luís (MA). Lira disputa o cargo com Baleia Rossi (MDB-SP).

Feminicídio

O registro de mais um caso de feminicídio no Distrito Federal reforça a importância de que o tema seja debatido sempre e que soluções sejam buscadas pela sociedade e pelo poder público. No ano passado, o DF conseguiu reduzir em 50% o número de crimes do tipo, mas é preciso avançar mais. Medidas mais rígidas, divulgação de informações e investimento em educação são alguns dos caminhos, segundo especialistas.

Contribuições

A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (Adasa) prorrogou o prazo para a consulta pública que colhe sugestões e recomendações para melhorar e dar mais efetividade ao conselho de consumidores do órgão. O prazo vai até 25 de janeiro e permite que a população dê contribuições para os planos da agência.

Denúncias

Entre janeiro de 2019 e outubro de 2020, o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) ofereceu 506 denúncias relacionadas a crimes contra a liberdade sexual, mostra levantamento feito nos sistemas do órgão a pedido do Núcleo de Gênero. Do total, 253 casos são relacionados a estupro. Importunação sexual é o segundo problema mais recorrente, com 218 denúncias encaminhadas.

Mudanças nos concursos

Foi publicada, ontem (12/1), no Diário Oficial do Distrito Federal a redação do final do projeto de lei que altera as regras dos concursos públicos na capital federal. O texto foi aprovado pela Câmara Legislativa no ano passado e aguarda sanção do governador Ibaneis Rocha (MDB). As mudanças englobam alterações nos critérios de correção e anulação de questões e nos critérios para as vagas destinadas às pessoas com deficiência.

Só papos

“Não vamos adiar, tomamos todos os cuidados de biossegurança. Queremos dar segurança para quem vai fazer a prova. Não podemos selar a vida, as expectativas dos estudantes (…) É uma minoria barulhenta que pede o adiamento (do Enem).”
Milton Ribeiro, ministro da Educação

“Não é a minoria barulhenta, senhor ministro, é a maioria consciente do acirramento pela epidemia da imensa desigualdade como a educação é oferecida, desde sempre, no Brasil conforme a renda e o endereço; e pelo temor lógico com a aglomeração.”
Cristovam Buarque, ex-governador do DF e ex-ministro da Educação

Comentários para "Comissão da Câmara Legislativa para fiscalizar vacina no Distrito Federal se reúne nesta quarta-feira":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório