×
ContextoExato

Como desentupir um encanamento rápido e fácil, segundo a ciência

Como desentupir um encanamento rápido e fácil, segundo a ciênciaFoto:

Na maioria dos casos, a tubulação só é lembrada quando ocorre o entupimento em alguma de suas partes

Redação Com Educa Mais Brasil - 10/12/2019 - 10:29:48

O sistema de encanamento residencial, comercial ou industrial quase sempre passa desapercebido pelas pessoas.

Muitos até o denominam de conforto invisível, visto que basta abrir a torneira para se obter água potável à sua disposição para lavar louça, roupas, tomar banho, escovar os dentes, dentre outras atividades.

Na maioria dos casos, a tubulação só é lembrada quando ocorre o entupimento em alguma de suas partes.

A causa do entupimento está quase sempre relacionada ao descarte de materiais estranhos ao sistema de esgoto, tais como: restos de comida, papel, trapos, latas, gordura, dentre outros.

E para resolver este problema, podemos usar a ciência a nosso favor. Confira como nas dicas a seguir, fornecidas pelo departamento de controle de qualidade da desentupidora de Brasília, Desentupir Já :

1) Bicarbonato de sódio e vinagre

Esta mistura é capaz de desobstruir tubulações. O princípio da mistura é o seguinte: o bicarbonato de sódio é um sal que possui caráter básico, enquanto que o vinagre é um ácido orgânico. Quando os dois reagem entre si, ocorre uma reação de neutralização e como indicativo desta reação temos a efervescência, que é sinal da liberação de gás carbônico. É exatamente essa efervescência que é capaz de desobstruir a tubulação, sobretudo a da pia da cozinha.

Por se tratar de uma reação química, os ingredientes deverão ser utilizados na proporção correta, que é:

  • Bicarbonato de sódio: ¾ de xícara (chá);
  • Vinagre: ½ xícara (chá).

Deve-se primeiramente retirar todo resíduo sólido visível da abertura do cano e em seguida despejar o bicarbonato de sódio e o vinagre, nesta ordem.

Dica: O bicarbonato de sódio poderá ser substituído pelo fermento químico (pó royal), que possui como princípio ativo este componente, além do bicarbonato de amônio.

2) Detergente e água quente

Se a causa do entupimento for o excesso de gordura, este método funcionará muito bem. Para tanto, você deverá primeiramente despejar uma boa quantidade de detergente sobre o ralo e em seguida adicionar água fervente sobre ele.

Mas por que o detergente é eficiente sobre as gorduras?

A explicação é a seguinte: os detergentes são compostos orgânicos formados por longas cadeias de hidrocarbonetos (parte apolar) e a sua extremidade é formada por um sal de ácido carboxílico (parte polar). A parte apolar é hidrofóbica e, portanto, capaz de se ligar à gordura, que possui essa mesma característica. Já a parte polar é hidrofílica e capaz de se ligar com a água. Deste modo, são formadas partículas de detergente denominadas de micelas que ficam espalhadas na água, e que são capazes de remover a gordura ali depositada.

3) Água oxigenada (peróxido de hidrogênio) e bicarbonato de sódio

A água oxigenada também pode ser utilizada para desentupir tubulações. O princípio deste método é semelhante ao do bicarbonato de sódio com o vinagre, ou seja, a efervescência proveniente da liberação de gás carbônico.

Para tanto deve-se utilizar:

  • Água oxigenada: 1 xícara (chá);
  • Bicarbonato de sódio: 1 colher (sopa).

Primeiramente despeje o bicarbonato de sódio e em seguida o peróxido de hidrogênio.

Por se tratar de uma reação química, é sempre importante obedecer as proporções, caso contrário, a reação não ocorrerá.

Este método costuma ser bem eficiente em obstruções pequenas e tem a vantagem de não causar nenhum dano à tubulação.

4) Soda cáustica (hidróxido de sódio)

Em obstruções mais complicadas, pode-se fazer uso de soda cáustica, que é um método bastante eficiente, porém se não for realizado de maneira correta pode causar transtornos maiores ainda.

Mas como proceder?

Dissolva totalmente 50 gramas de soda cáustica em 1 litro de água quente, depois despeje sobre o ralo e deixe agir por cerca de 20 minutos. Em seguida despeje mais um livro de água fervente.

Por que ela é eficiente?

A soda cáustica, por se tratar de uma base forte, é capaz de dissolver os materiais orgânicos que estejam impedindo a passagem da água.

Mas atenção: Caso opte por este método de desentupimento, faça uso de luvas e máscara de proteção!

Vale ressaltar que a utilização de hidróxido de sódio para realizar o desentupimento de tubulações, se for utilizado de maneira imprudente, poderá originar sérios vazamentos, comprometendo ainda mais a tubulação.

Viu como é simples? Podemos usar substâncias químicas que possuímos em nossas casas para resolver o problema de canos entupidos, graças à ajudinha da ciência.

Comentários para "Como desentupir um encanamento rápido e fácil, segundo a ciência":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório