×
ContextoExato
Responsive image

Conselhos de secretários de Saúde são barrados na posse de Teich

Conselhos de secretários de Saúde são barrados na posse de TeichFoto: Marcello Casal JrAgência Brasil

Ministro enviou ofício aos presidentes do Conass e do Conasems onde pede desculpas pelo contrangimento ocorrido na cerimônia no Planalto

Estadão Conteúdo - 18/04/2020 - 07:02:40

O excesso de zelo do cerimonial do Palácio do Planalto provocou uma saia justa entre o novo ministro da Saúde, Nelson Teich, e entidades dos secretários estaduais e municipais de Saúde, nesta sexta-feira (17/04). Representantes do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) foram barrados na cerimônia de posse.

O episódio gerou uma reclamação pública do presidente do Conass, o secretário de Saúde do Pará, Aberto Beltrame, e um pedido de desculpas por parte do próprio Teich a ambas as instituições.

Sob o pretexto de limitar o número de participantes no evento, os organizadores barraram Leonardo Vilela, que foi à posse no lugar de Beltrame, acometido pelo coronavírus, e Mauro Junqueira, secretário-executivo do Conasems.

Nas redes sociais, Beltrame contou que expressou sua contrariadade ao ministro, que teria lhe telefonado às 15h. “Dentro do espírito de lealdade que deve pautar nossa relação, manifestei a contrariedade do Conass com o impedimento de participarmos de sua posse, bem como com as razões apresentadas pelo Ministério para que isso tenha ocorrido”, disse.

Constrangimento e desculpas

À noite, Teich enviou um ofício a ambos os conselhos. No comunicado, diz que os secretários estaduais e muncipais de Saúde serão “fundamentrais na resposta brasileirra à Covid-19 e na construção do nosso SUS”.

“Hoje, devido ao cenário da Covid-19, houve uma restrição de acesso ao evento de minha posse. A limitação, no entanto, não se estendia a esse parcerisos do SUS. Soube do lamentável desencontro de informações, que culminou no impedimento da entrada dos secretários”, disse Teich.

O ministro ainda informou que ligou para os presidentes do Conass e do Conasems para “externar o constrangimento pelo ocorrido”.

“O ministro Teich apresentou formalmente pedido de desculpas ao Conass pelo ocorrido. Desculpas aceitas, renovamos nossa confiança no trabalho conjunto e na expectativa de dias melhores para a saúde e para a vida de todos os brasileiros”, finalizou Beltrame.

Veja o ofício do ministro:

Comentários para "Conselhos de secretários de Saúde são barrados na posse de Teich":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório