×
ContextoExato
Responsive image

Coronavírus: 156 países ainda estão fechados para o turismo internacional

Coronavírus: 156 países ainda estão fechados para o turismo internacionalFoto: Pixabay

Restrições comuns em todas as regiões globais

Por Igor Regis - Mercado De Eventos - 15/05/2020 - 11:38:57

A crise provocada pela pandemia de coronavírus gerou uma reação em cadeia em todo o mundo, com o fechamento de fronteiras, primeiro na Ásia, depois Europa e por fim nas Américas. Uma pesquisa realizada pela Organização Internacional do Turismo (OMT) mostrou que 100% dos destinos em todo o mundo ainda têm restrições de viagem relacionadas ao Covid-19 para turistas internacionais.

Dos 217 destinos em todo o mundo, 156 (72%) interromperam o turismo internacional de acordo com os dados coletados em 27 de abril. Em 25% dos destinos, há restrições por pelo menos três meses. Cerca de 40% dos destinos, foram introduzidas restrições há pelo menos dois meses. A pesquisa também descobriu que nenhum destino até agora levantou ou facilitou as restrições de viagem .

“O turismo foi o mais atingido por todos os principais setores, à medida que os países travam e as pessoas ficam em casa. A OMT pede aos governos que trabalhem juntos para coordenar o alívio e o levantamento das restrições de maneira oportuna e responsável, quando for considerado seguro fazê-lo. O turismo é uma tábua de salvação para milhões, especialmente nos países em desenvolvimento. Abrir o mundo novamente ao turismo economizará empregos, protegerá os meios de subsistência e permitirá que nosso setor retome seu papel vital na promoção do desenvolvimento sustentável”, destaca o secretário-geral da OMT, Zurab Pololikashvili.

Restrições comuns em todas as regiões globais

A pesquisa da OMT acompanha as medidas tomadas desde o final de janeiro, quando a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o Covid-19 como uma Emergência de Saúde Pública de Interesse Internacional (PHEIC).

Dividindo a pesquisa por região, a OMT descobriu que 83% dos destinos na Europa introduziram o fechamento completo de fronteiras para o turismo internacional. Nas Américas, essa proporção é de 80%, na Ásia e no Pacífico é de 70%, no Oriente Médio é de 62% e na África é de 57%.

Rumo a uma reabertura responsável

A OMT tem trabalhado em estreita colaboração com organizações internacionais, governos nacionais e o setor privado, para apoiar a recuperação responsável e oportuna do turismo. Nas últimas duas semanas, o Secretário-Geral da Organização Mundial do Comércio (OMC) dirigiu-se aos Ministros do G20 e da Comissão da UE, defendendo o turismo como uma prioridade, à medida que os países procuram se recuperar da crise.

Comentários para "Coronavírus: 156 países ainda estão fechados para o turismo internacional":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório