×
ContextoExato

Coronavírus: Ambev desmente suspensão de produção de cerveja por pandemia

Coronavírus: Ambev desmente suspensão de produção de cerveja por pandemiaFoto: Estadão

No Facebook, usuários compartilharam nota falsa sobre férias coletivas de funcionários da cervejaria

Estadão Conteúdo - 17/03/2020 - 18:38:42

É falso o anúncio de férias coletivas da cervejaria Ambev que tem circulado nas redes sociais. Preocupados em ficar sem cerveja e sem futebol , usuários do Facebook e do Twitter compartilharam uma imagem que avisava sobre a paralisação da fabricação, importação e distribuição de cervejas, refrigerantes e energéticos por 15 dias, em função da pandemia do novo coronavírus.

Por telefone, a assessoria de imprensa da Ambev informou que o anúncio é falso. A produção nas cervejarias continua normalmente. A empresa comunicou ainda que tem tomado as precauções necessárias para garantir a saúde de seus funcionários em meio à disseminação da covid-19.

Anúncio falso sobre férias coletivas da Ambev. Foto: Reprodução/Facebook

Em relação ao futebol, a suspensão de atividades por causa do novo coronavírus é verdade. 20 dos 27 campeonatos estaduais foram afetados , e a Copa América e a Eurocopa foram adiadas . A recomendação do Ministério da Saúde é que pessoas com sintomas da covid-19 evitem aglomerações. Veja quais competições sofreram alterações .

Acompanhe a cobertura em tempo real do Estado sobre o novo coronavírus .

Confira as respostas a 115 dúvidas sobre a covid-19 .

Veja outras informações falsas sobre o coronavírus que circulam no WhatsApp .

Este boato foi checado por aparecer entre os principais conteúdos suspeitos que circulam no Facebook. O Estadão Verifica tem acesso a uma lista de postagens potencialmente falsas e a dados sobre sua viralização em razão de uma parceria com a rede social. Quando nossas verificações constatam que uma informação é enganosa, o Facebook reduz o alcance de sua circulação. Usuários da rede social e administradores de páginas recebem notificações se tiverem publicado ou compartilhado postagens marcadas como falsas. Um aviso também é enviado a quem quiser postar um conteúdo que tiver sido sinalizado como inverídico anteriormente.

Um pré-requisito para participar da parceria com o Facebook é obter certificação da International Fact Checking Network (IFCN) , o que, no caso do Estadão Verifica, ocorreu em janeiro de 2019. A associação internacional de verificadores de fatos exige das entidades certificadas que assinem um código de princípios e assumam compromissos em cinco áreas: apartidarismo e imparcialidade; transparência das fontes; transparência do financiamento e organização; transparência da metodologia; e política de correções aberta e honesta. O comprometimento com essas práticas promove mais equilíbrio e precisão no trabalho.

Comentários para "Coronavírus: Ambev desmente suspensão de produção de cerveja por pandemia":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório