×
ContextoExato
Responsive image

Coronavírus: Veja cuidados para descartar lixo corretamente durante pandemia

Coronavírus: Veja cuidados para descartar lixo corretamente durante pandemiaFoto: Andre Borges/Agência Brasília

Funcionários do SLU recolhem contêiner de lixo em área comercial de Taguatinga, no DF

Por G1 - 22/05/2020 - 23:06:03

SLU reuniu série de orientações para resíduos de casas onde há pessoas infectadas. Lixeiras devem ser bem fechadas; órgão também sugere alerta de 'lixo contaminante'.

O Serviço de Limpeza Urbana (SLU) elaborou uma série de orientações com cuidados necessários na hora de descartar o lixo em casa durante a pandemia do novo coronavírus. As instruções são para evitar que a infecção se espalhe pelas ruas e entre os funcionários de limpeza.

O órgão também produziu um boletim informativo sobre o assunto, que será distribuído nas regiões pelas empresas prestadoras de serviço.

Entre as medidas, o SLU recomenda que o morador cole um aviso no saco para alertar o gari que o "lixo é contaminante". Antes do descarte, no entanto, é recomendado que o morador higienize as sacolas com água sanitária ( veja abaixo ).

Os especialistas também recomendam que em casas onde há pessoas com a Covid-19, os resíduos sejam deixados em lixeiras bem fechadas e que seja usadas apenas para acondicionar esse tipo de material.

Segundo a diretora do SLU, Eliana Filomena, as ações contribuem para a proteção não só dos funcionários, mas também do restante da população. "Se as pessoas acondicionam os resíduos com mais cuidado e segurança, nós minimizamos o risco de contaminação e protegemos, principalmente, os garis que fazem a coleta", afirma.

"Nesse período de pandemia, que é desafiador para todos, a gestão dos resíduos tem que ser feita de forma adequada, para que não impacte na propagação do vírus."
  • Utilizar máscaras e luvas quando se aproximar do doente;
  • Utilizar uma lixeira com tampa hermética e exclusiva para o acondicionamento de todo resíduo utilizado pela pessoa contaminada, bem como pelas pessoas que estiverem em contato direto com ela;
  • Sempre que abrir a lixeira, usar um spray com 50 mililitros de água sanitária diluída (cinco colheres de sopa) em um litro de água para borrifar o conteúdo do saco;
  • Ao fechar o saco, borrifar mais uma vez no interior com a solução, lacrá-lo muito bem e borrifar todo o seu exterior com a solução, principalmente na boca do saco plástico;
  • Utilizar dois sacos de lixo, depois lacrar e borrifar o exterior do segundo saco;
  • Colar um aviso no saco dizendo que é LIXO CONTAMINANTE E QUE FOI DESINFECTADO COM ÁGUA SANITÁRIA;
  • Deixar o saco em local ventilado e o mais distante possível da área de circulação, até a hora da entrega para coleta do SLU.

Leia mais notícias sobre a região no G1 DF.

Comentários para "Coronavírus: Veja cuidados para descartar lixo corretamente durante pandemia":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório