Foto aérea feita por drone em 29 de outubro de 2024 mostra uma vista da zona úmida de Tiaozini em Dongtai, na cidade de Yancheng, Província de Jiangsu, no leste da China.
fuzhou, 19 Fev Agencia Xinhua Brasil - 20/02/2025 09:37:22 | Foto: Xinhua/Lyu Shuai
Pesquisadores chineses desenvolveram o primeiro banco de dados abrangente do mundo para gramíneas energéticas, um passo que pode apoiar a agricultura sustentável e os esforços para o avanço de energias renováveis, informou o China Science and Technology Daily nesta quarta-feira.
As gramíneas energéticas são um grupo de plantas conhecidas por seu rápido crescimento, alta produtividade e adaptabilidade. Elas podem ser usadas para produzir combustíveis de biomassa, polpa, celulose e produtos químicos, e também podem ajudar a reduzir as emissões de gases de efeito estufa e melhorar a qualidade do solo.
Pesquisadores da Universidade de Agricultura e Silvicultura de Fujian criaram o Banco de Dados de Gramíneas Energéticas, integrando conjuntos de dados multiômicos de 11 gramíneas energéticas.
A plataforma engloba dados genômicos, epigenômicos, transcriptômicos e fenômicos para apoiar a pesquisa genômica funcional sobre diversas espécies de gramíneas energéticas.
Lin Zhanxi, professor da universidade, disse que o banco de dados oferece uma plataforma multifuncional para exploração científica e pesquisa prática, ajudando a promover a agricultura sustentável e o desenvolvimento de energia renovável.
Comentários para "Criado o primeiro banco de dados de grama energética do mundo para desenvolvimento sustentável":