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De acordo com a OMS, pais devem ficar em alerta para exposição das crianças à aparelhos digitais e eletrônicos

De acordo com a OMS, pais devem ficar em alerta para exposição das crianças à aparelhos digitais e eletrônicosFoto: Divulgação

Diretrizes orientam pais e cuidadores de crianças quanto ao uso de aparelhos digitais

Redação Com Educa Mais Brasil - 30/05/2019 - 12:38:53

Atualmente não é espanto algum uma criança interagir sozinha com um smartphone, não é mesmo? Elas conseguem fazer de tudo desde selfies, selecionar seus desenhos e jogos favoritos e muito mais. É assim, com os pequenos dedinhos deslizando na tela, que se resume a infância moderna, imersa na tecnologia como referência de lazer. Essa é a geração Alfa, 100% digital, formada por crianças nascidas a partir de 2010.

Diante de tanta exposição e interação com a tecnologia, especialistas da Organização Mundial da Saúde (OMS)alertam para os impactos do uso excessivo dos dispositivos móveis e eletrônicos. A OMS lançou em abril deste ano novas diretrizes para orientar pais e cuidadores de crianças menores de 5 anos quanto ao uso de aparelhos digitais, atividade física e horas de sono. Conforme o documento, crianças menores de dois anos não devem ter contato com telase aquelas com dois anos ou mais devem assistir televisão por até, no máximo, uma hora por dia.

Os adultos também devem dar o exemplo, pois os pequenos, de acordo com o psicoterapeuta Iarodi Bezerra, adquirem parte de seu aprendizado por meio da imitação de pais e adultos de sua referência. “Ao ver os adultos vivendo cada vez mais dependentes dos aparelhos tecnológicos, as crianças tendem a seguir o mesmo caminho, tornando-se presas aos jogos virtuais”, alerta.

São reflexos dos impactos da exposição excessiva a aparelhos tecnológicos: ansiedade, transtorno do humor, psicose, transtorno do apego, baixa autoestima, insônia e inúmeros outros transtornos que podem atrapalhar o desenvolvimento infantil. “Os pais podem observar sintomas como nervosismo, agitação, agressividade... Após observação é importante buscar acompanhamento psicológico para que tais problemas sejam sanados e gerem bem-estar para a criança e, consequentemente, para a família”, recomenda Iarodi.

Para o psicoterapeuta o desenvolvimento infantil é único para cada geração. No processo de aprendizagem, a tecnologia é uma grande aliada. “Mas é necessário, no que diz respeito ao aprendizado infantil, que o uso dos recursos eletrônicos seja restrito e que o lúdico, o uso da psicomotricidade, da imaginação sejam amplamente utilizados. Faço uma ressalva que no processo de aprendizagem deve haver um alinhamento do corpo pedagógico com a família”.

- Crianças menores de 1 ano: não devem ser expostas às telas; não devem passar mais de 1 hora restritas a carrinhos ou cadeirões; devem dormir de 14 a 17 horas (entre 0-3 meses) e entre 12 a 16 horas (4-11 meses), incluindo sonecas.

- Crianças de 1-2 anos: não é recomendado o uso de aparelhos eletrônicos e digitais; não devem exceder mais de 1 hora diária restritas a cadeirões e similares; devem passar 180 minutos por dia realizando atividades físicas; precisam dormir de 11-14 horas.

- Crianças de 2-4 anos: não devem exceder 1 hora diante das telas; podem passar no máximo 1 hora restritas a cadeirões e similares; ter 180 minutos diários em atividades físicas; dormir de 10-13 horas por dia.

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