×
ContextoExato
Responsive image

Defensor da cloroquina, Trump tem participação em fabricante do medicamento

Defensor da cloroquina, Trump tem participação em fabricante do medicamentoFoto: Agência Brasil

Presidente norte-americano tem participação financeira na Sanofi, que produz a cloroquina

Do Uol, Em São Paulo - 10/04/2020 - 08:12:40

O presidente norte-americano Donald Trump se tornou nas últimas semanas um grande defensor da cloroquina no tratamento de infectados pelo coronavírus, mesmo sem comprovação científica da eficácia do medicamento. O posicionamento pode ter também uma motivação pessoal, segundo reportagem do jornal The New York Times.

A publicação aponta que Trump tem uma pequena participação financeira na Sanofi, empresa francesa que é uma das maiores fabricantes do medicamento. Além disso, uma das principais acionistas da Sanofi é uma empresa administrada por Ken Fisher, grande doador do Partido Republicano, de Trump.

Relacionadas

Nos EUA, enfermeira deixou a aposentadoria para ajudar com o coronavírus

Nova York tem recorde de mortes por coronavírus em um dia

Polícia dos EUA usa música de filme terror em alarme para toque de recolher

No entorno do presidente norte-americano, outras pessoas também podem se beneficiar financeiramente caso a cloroquina comece a ser usada em larga escala para o tratamento da covid-19. É o caso do secretário de Comércio do governo, Wilbur Ross, que administrava um fundo chamado Invesco, este investidor tanto da Sanofi quanto da Mylan, outra gigante do ramo farmacêutico.

O discurso de Trump a favor da cloroquina vinha se baseando em um estudo francês preliminar favorável ao medicamento. No entanto, a pesquisa da Sociedade Internacional de Quimioterapia Antimicrobiana acabou por concluir que a cloroquina "não atende ao padrão esperado pela sociedade" no tratamento da covid-19. Na Suécia, por exemplo, hospitais pararam de usar o medicamento com receio dos efeitos colaterais.

Originalmente desenvolvida para o tratamento da malária e doenças reumáticas, a cloroquina continua provocando discussões nos Estados Unidos sobre sua capacidade de ajudar a conter a pandemia no país. O território americano sofre com a doença e já ultrapassou os 10 mil mortos pelo coronavírus.

Comentários para "Defensor da cloroquina, Trump tem participação em fabricante do medicamento":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório