×
ContextoExato
Responsive image

Deputado distrital pede acesso à lista de pessoas com covid-19 diagnosticadas no HFA

Deputado distrital pede acesso à lista de pessoas com covid-19 diagnosticadas no HFAFoto: GoogleMaps/Reprodução

Hospital das Forças Armadas.

Estadão Conteúdo - 26/03/2020 - 07:53:34

O Hospital das Forças Armadas possui uma relação de 17 infectados, porém apenas 15 estão identificados na lista entregue à Secretaria de Saúde na semana passada

O deputado distrital Fábio Felix ( PSOL ) apresentou um requerimento na Câmara Legislativa do Distrito Federal para pedir que a Secretaria de Saúde apresente a relação de pessoas infectadas pelo novo coronavírus diagnosticadas no Hospital das Forças Armadas (HFA), em Brasília. Os nomes são mantidos sob sigilo e, segundo apurou o Estadão/Broadcast, dois deles não foram encaminhados . O HFA nega a informação.

De acordo com fontes ouvidas pelo Estadão/Broadcast, o HFA possui uma relação de 17 infectados, porém apenas 15 estão identificados na lista entregue à Secretaria de Saúde na semana passada. O presidente Jair Bolsonaro foi uma das autoridades que realizaram exame no local, mas afirmou nas redes sociais ter testado negativo .

“É certo que informações quanto ao estado de saúde são, em regra, privadas. Isso, contudo, não pode impedir a vigilância epidemiológica e a adoção das necessárias medidas sanitárias, sob pena de perda de ainda mais vidas humanas. Além disso, caso se trate de autoridades, o estado de saúde é, evidentemente, matéria de interesse público”, alega Felix no requerimento.

Mais cedo, Bolsonaro defendeu que o HFA está respaldado por lei ao omitir informações sobre a lista de infectados com o novo coronavírus. Além disso, ele declarou que as pessoas não são obrigadas a revelar se estão ou não com a doença. “Você acha que eu estou escondendo alguma coisa? Está na lei que esses laudos são segredo. Quer que eu te mande a lei? Respeita a lei. Se um tiver aqui, não é obrigado a revelar se está ou não com o vírus”, declarou em conversa com jornalistas.

Comentários para "Deputado distrital pede acesso à lista de pessoas com covid-19 diagnosticadas no HFA":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório