×
ContextoExato
Responsive image

Deputado Eduardo Pedrosa: “Sair do discurso para resgatar a imagem do legislativo perante a sociedade é um desafio”

Deputado Eduardo Pedrosa: “Sair do discurso para resgatar a imagem do legislativo perante a sociedade é um desafio”Foto: Camila Calazans

Mais conhecido como “Centrão”, o bloco parlamentar na CLDF liderado pelo Distrital Eduardo Pedrosa, procura se consolidar a cada dia como contraponto ao estilo pouco político com que o Buriti costuma conduzir sua relação com o legislativo local.

Redação Com Colaboradores - 02/09/2020 - 16:55:52

Em entrevista concedida ao Contexto Exato, o deputado Eduardo Pedrosa faz uma reflexão sobre o momento político em meio aos fatos que envolvem o escândalo na saúde do DF.

CE – Deputado, como o senhor enxerga o papel do bloco parlamentar que tem liderado? A comparação com o “Centrão” na Câmara Federal o incomoda?

EP – Em absoluto, apesar de termos diferenças básicas já na formação e nas idéias. Entendo que o nosso bloco ocupa uma lacuna que se fez muito presente na CLDF nessa legislatura. Sair do discurso para resgatar a imagem do legislativo perante a sociedade é um desafio. Somos uma casa que debate e melhora os projetos do executivo, de forma a atender os anseios da população de ponta, do grande e pequeno empresário .

Na verdade, Não dá para aceitar que a CLDF seja considerada uma autarquia do GDF.

Estamos mostrando uma nova cara da CLDF, uma legislatura de independência.


CE – A criação da CPI da saúde parece incomodar o governo, vocês temem alguma retaliação do executivo ?

EP – De maneira alguma. A CPI não será criada para investigar o governo. Precisamos investigar as práticas que não condizem com a correta utilização do dinheiro público. Não resta dúvida de que o momento atual, sobretudo pelas prisões do alto escalão da SES, pede uma investigação urgente. Não fazer esse trabalho de investigação representa fugir da responsabilidade.

Vivemos um momento muito triste e delicado. Jamais imaginamos algo parecido: Uma doença nova, milhares de mortes, desemprego , falências. O caos.

As pessoas estão em seu limite. E talvez sejam necessários anos para curarmos os danos psicológicos.

E em meio tudo isso, surgem as denúncias de desvios dos recursos públicos, ou seja, desvios do dinheiro da populaçãp. Não só o dinheiro, mas a dignidade e a esperança. Uma completa falta de humanidade.

CE – Mas deputado, o governador Ibaneis não parece satisfeito com os parlamentares que não se alinham de maneira irrestrita.

EP - Acredito que isso passa. Ele tem um temperamento forte, mas demonstra saber manter o controle. E, Em se confirmando as denúncias, ficará claro que quem o traiu foram seus auxiliares. Sei como é difícil lidar com pessoas. As vezes você namora, casa e demora um tempo para saber de verdade com quem está se relacionando.

Agora, se comprovados todos os supostos crimes cometidos na SES-DF, imagine o tamanho do sentimento de traição que o governador terá em relação aqueles a quem ele delegou a missão de enfrentar a maior crise de saúde pública já vivenciada.

CE – E daqui para frente deputado?

EP – Sou filho de Brasilia, nasci vizinho à praça dos 3 poderes e temos nesse símbolo a obrigação de buscar o respeito e a harmonia entre os poderes, entender que somos poderes independentes e que por vezes somos chamados a combater os excessos para viver nossa plena democracia. Não existe espaço para autoritarismo nem absolutismo em uma democracia madura como a nossa.

Comentários para "Deputado Eduardo Pedrosa: “Sair do discurso para resgatar a imagem do legislativo perante a sociedade é um desafio”":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório