×
ContextoExato

Dez provas de que as calopsitas são os melhores pets

Dez provas de que as calopsitas são os melhores petsFoto:

O biólogo e instrutor de aves Tiago Calil revela algumas curiosidades das calopsitas para você que está pensando em adotar

Canal Do Pet - 10/08/2020 - 16:48:31

Você está em busca do seu bichinho de estimação ideal, mas ainda não sabe qual o melhor para conviver com você? Bom, o Canal do Pet ouviu o biólogo Tiago Calil, responsável pelo treinamento do setor de aves na Cobasi, para te explicar o motivo pelo qual as calopsitas podem ser as melhores opções para você .

1. Animal muito inteligente

Calopsitas são animais muito inteligentes, reconhecem os moradores da casa, interagem quando estão a fim, aprendem truques e assobios replicando-os com perfeição.

2. O problema é espaço?

"Devido ao seu pequeno porte, ocupam pouco espaço. A gaiola para abrigar um indivíduo é relativamente pequena e cabe no cantinho da sala. Portanto, é um pet indicado para todos os tipos de lares", destaca Tiago Calil.

3. Uma ave prática

Segundo o especialista, praticidade é com ela mesmo! A manutenção de uma calopsita não chega a ocupar 20 minutos da rotina diária do tutor. Basta trocar o papel da bandeja, trocar a água, repor a comida e pronto, casa nova.

4. Custo baixo

Além de prática, ela é barata. Comparado a outros pets como cães, gatos e peixes, o custo para se manter uma calopsita é muito baixo. O gasto médio mensal gira em torno de R$ 25, ou até menos.

As calopsitas têm um baixo custo de manutenção
shutterstock

As calopsitas têm um baixo custo de manutenção

5. Tempo médio de vida

"É horrível quando amamos nosso pet e sabemos que a expectativa de vida dele é curta. Ainda bem que esse não é o caso da calopsita. Esses animais podem ultrapassar 20 anos de vida", pontua o profissional.

6. Quando elas dormem?

Assim como nós, as calopsitas são animais diurnos! Como elas criam uma rotina e hábitos durante o dia, elas costumam interagir bastante com o seu tutor.

7. Mal cheiro aqui não!

O porta-voz da Cobasi afirma que essas aves se alimentam basicamente de sementes, legumes, verduras e frutas. Isso faz com que os dejetos desses animais sejam de pouco volume e de odor relativamente baixo.

Elas mesmas se limpam
Reprodução/Unsplash

8. Tem preguiça de limpar?

Não precisa se preocupar! As calopsitas são aves muito limpas, por isso passam uma boa parte do seu dia ajeitando as penas e higienizando o seu próprio corpo.

9. Ela não vai fugir

Calil conta que diferente de outras aves que não podem sair da gaiola, os animais que pertencem ao grupo dos psitacídeos, que é o caso da calopsita, se acostumam facilmente ao toque, e com o tempo chegam a passear tranquilamente nos ombros do tutor.

10. Nota 10 no quesito beleza

Além de serem muito simpáticos, são animais com uma beleza ímpar. Afinal, quem não conhece o glamuroso penacho que se encontra no topo da cabeça dessas aves?

Calopsita
Reprodução/Unsplash

Elas são aves muito charmosas

Comentários para "Dez provas de que as calopsitas são os melhores pets":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório