×
ContextoExato
Responsive image

DF registra 178 enterros de casos confirmados ou suspeitos de Covid-19; governo confirma 132 mortes

DF registra 178 enterros de casos confirmados ou suspeitos de Covid-19; governo confirma 132 mortesFoto: Afonso Ferreira/ G1

Dados representam período entre 1º de março e 27 de maio. Segundo Secretaria de Saúde, 'casos com suspeita de Covid-19 são monitorados'.

Por Afonso Ferreira, G1 Df - 29/05/2020 - 07:31:19

A empresa Campo da Esperança, que administra os seis cemitérios do Distrito Federal, realizou 178 enterros de pessoas que morreram pela Covid-19 ou por suspeita da doença. São 46 a mais que o total contabilizado pelo governo do DF. Até a noite desta quinta-feira (28), 132 moradores haviam morrido na capital por conta do novo coronavírus, além de dez pessoas que viviam no Entorno.

Ao G1, a Secretaria de Saúde disse que "todos os casos com suspeita de Covid-19 são monitorados diariamente pela equipe de Vigilância Epidemiológica. A maioria dos óbitos por coronavírus já fazem parte deste painel de monitoramento" (leia íntegra no fim da reportagem).

Já a Campo da Esperança informou que "a quantidade de sepultamentos não corresponde, necessariamente, ao total de casos registrados no DF, visto que a concessionária recebeu demandas vindas de outras localidades. Da mesma forma, outros estados podem ter recebido demandas saídas de Brasília".

Morte por coronavírus sem velório

A Covid-19 provocou alterações no protocolo dos sepultamentos na capital. Segundo orientação da Secretaria de Saúde, em casos de morte pelo novo coronavírus, não pode haver velório, apenas sepultamento.

Já nos óbitos por outras doenças, os velórios passaram a ter duração máxima de duas horas. É permitida a presença de, no máximo, dez pessoas por vez na capela e a fiscalização das regras deve ser feita pelas famílias.

O que diz a Secretaria de Saúde

"A Secretaria de Saúde informa que todos os casos com suspeita de Covid-19 são monitorados diariamente pela equipe de Vigilância Epidemiológica. Portanto, a maioria dos óbitos por coronavírus já fazem parte deste painel de monitoramento.

Assim que a vigilância é notificada de morte suspeita de Covid-19, esse caso é analisado e verificado se trata realmente de óbito pela doença, com comprovação da amostra, ou se a causa não foi por coronavírus.

É por este motivo que o número de certidões de óbito com suspeita de Covid-19 sempre será maior do que o número que consta no boletim, pois cada caso suspeito é investigado e só entra no boletim o óbito confirmado. Todos os casos confirmados estão no boletim, que é atualizado diariamente pela pasta: http://www.saude.df.gov.br/boletinsinformativos-divep-cieves ."

Comentários para "DF registra 178 enterros de casos confirmados ou suspeitos de Covid-19; governo confirma 132 mortes":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório