×
ContextoExato

Contexto Exato

Brasil - Brasília - Distrito Federal - 20 de setembro de 2021

Dispersão de estrelas revela novidade no Universo e dá pista sobre funcionamento do HubbleFoto: NASA / ESA / S. Casertano

Dispersão de estrelas revela novidade no Universo e dá pista sobre funcionamento do Hubble

A imagem do Telescópio Espacial Hubble do aglomerado estelar aberto NGC 330, localizado a aproximadamente 180 mil anos-luz de distância, dentro da Pequena Nuvem de Magalhães, mostra algo novo sobre o Universo

Sputnik - 29/06/2021 - 15:01:02

A imagem captada pelo Telescópio Espacial Hubble não apenas mostra algo novo sobre o Universo, como também dá pistas sobre o funcionamento interno do telescópio da NASA.

O aglomerado, localizado na constelação do Tucano, contém uma grande quantidade de estrelas, muitas delas dispersas. Seus padrões de intersecção que rodeiam as estrelas, conhecidos como picos de difração, foram criados quando a luz das estrelas interage com quatro rotores finos que sustentam o espelho secundário do Hubble.

Quando estes aglomerados se formam a partir de uma única nuvem primordial de gás e poeira, todas as estrelas que possuem têm aproximadamente a mesma idade.

Aglomerado estelar NGC 330, localizado a aproximadamente 180.000 anos-luz

© Foto / ESA/Hubble & NASA, J. Kalirai, A. Milone

Aglomerado estelar NGC 330, localizado a aproximadamente 180.000 anos-luz

Desta forma, elas se tornam em laboratórios naturais úteis, possibilitando que os astrônomos compreendam a formação e evolução das estrelas.

Na imagem captada são utilizadas observações da câmera Wide Field 3 do Hubble, além de incorporar dados de duas pesquisas astronômicas muito diferentes.

A primeira visa compreender o motivo de as estrelas nos aglomerados evoluírem de maneira diferente às das estrelas em outros lugares, uma característica observada pela primeira vez pelo Telescópio Hubble.

A outra pesquisa pretende determinar o quão grandes podem ser as estrelas antes de estarem condenadas a terminar suas vidas em catastróficas explosões de supernovas.

Comentários para "Dispersão de estrelas revela novidade no Universo e dá pista sobre funcionamento do Hubble":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório