×
ContextoExato

Dispositivo sinalizará quando agressor se aproximar de vítima de violência doméstica no DF

Dispositivo sinalizará quando agressor se aproximar de vítima de violência doméstica no DFFoto: RAFAELA FELICCIANO/METRÓPOLES

Aparelho vai permitir que polícia seja avisada quando mulher, em medida protetiva, for colocada em risco por aproximação indesejada

Anderson Costolli - Metrópoles - 04/10/2020 - 20:23:10

A Secretaria de Segurança Pública prepara um dispositivo que vai monitorar agressores e vítimas de violência doméstica no Distrito Federal. Por meio dele, será emitido um sinal que avisará a mulher quando o homem – condenado pela justiça e sob uso de tornozeleira eletrônica – ultrapassar o limite de aproximação determinado pelas Varas de Violência Doméstica e Familiar ou pelos Tribunais do Júri do Distrito Federal.

Todo o monitoramento será feito pelo Centro de Operações da Polícia Militar, que controla a movimentação dos agressores em zonas de exclusão pré-determinadas pela vítima, como locais de trabalho e residências. Com o novo serviço, o raio de aproximação deverá ser respeitado em qualquer área do Distrito Federal.

O monitorado também receberá uma ligação telefônica da central que o alertará para se afastar do local onde está sob risco de contato com a antiga companheira agredida. A ferramenta está em fase de implementação e deverá ser lançada ainda este ano. É mais uma das medidas de prevenção ao feminicídio adotadas pelo GDF.

Feminicídio

No primeiro semestre de 2020, o Distrito Federal registrou oito casos de feminicídio, praticamente a metade dos 15 ocorridos no mesmo período de 2019. Naquele ano, o número de mulheres que foram assassinadas apenas por serem do sexo feminino chegou a 33 de janeiro a dezembro, cinco a mais que os 28 de 2018. Os dados são da Secretaria de Segurança Pública divulgados no Observatório da Mulher.

Comentários para "Dispositivo sinalizará quando agressor se aproximar de vítima de violência doméstica no DF":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório