×
ContextoExato
Responsive image

Distrito Federal sobe de 16º para 4º lugar no ranking de isolamento social

Distrito Federal sobe de 16º para 4º lugar no ranking de isolamento socialFoto: Hugo Barreto - Metrópoles

Mesmo assim, lista que mede a obediência à quarentena por causa do coronavírus mostra que índice abaixou muito na segunda-feira (20/04)

Leonardo Meireles - Metrópoles - 22/04/2020 - 16:24:50

O Distrito Federal diminuiu o índice de isolamento social de domingo (19/04) para segunda-feira (20/04) e mesmo assim subiu da 16ª para a quarta posição no ranking nacional. Isso porque uma das medidas para evitar o contágio pelo novo coronavírus, a quarentena, caiu muito de um dia para outro no país, conforme mostra levantamento feito por empresa de software.

Confira a lista:

Ranking Dos Estados (8) by Leonardo Meireles on Scribd

No último domingo, como é de costume nos fins de semana, a permanência em casa foi maior na média nacional: 62,5%. O morador do Distrito Federal, naquele dia, alcançou o índice de 61,94%. Já a primeira colocação ficou com Goiás: 66,53% de obediência à quarentena.

Na segunda-feira (20/04), dia em que geralmente as pessoas saem mais de casa, mesmo com o isolamento social, os números gerais despencaram. Goiás, novamente, apareceu em primeiro lugar, mas com 57,85% de adesão. O estado é seguido por Espírito Santo (57,33%), Pernambuco (55,85%) e Distrito Federal (55,45%).

A média nacional foi de 51%. Ou seja, uma queda de mais de 10 pontos percentuais em somente um dia. Nos dois casos, os índices estão abaixo do indicado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que é de 70%. Segundo especialistas do mundo inteiro, o isolamento social é uma das medidas para evitar o contágio pela Covid-1 9.

A responsável por montar o ranking de isolamento social é a empresa de software In Loco. Os especialistas usam dados de geolocalização obtidos com cerca de 60 milhões de dispositivos móveis em todo o Brasil. Assim, é possível saber como está obediência à quarentena. De acordo com eles, a privacidade dos usuários é preservada.

Testagem em massa

Na terça-feira (21/04), o Distrito Federal começou a testagem em massa para detectar o novo coronavírus na população. No primeiro dia foram realizados 3.196 exames. Ao todo, 46 pessoas foram diagnosticadas com a doença.

O balanço, divulgado pela Secretaria de Saúde às 20h19 do mesmo dia, considera os dados dos oito postos de atendimento montados pelo Governo do Distrito Federal (GDF). O serviço estará disponível até o dia 30 de maio, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Comentários para "Distrito Federal sobe de 16º para 4º lugar no ranking de isolamento social":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório