×
ContextoExato
Responsive image

Duas herdeiras de Joaquim Roriz foram condenadas por lavagem de dinheiro

Duas herdeiras de Joaquim Roriz foram condenadas por lavagem de dinheiroFoto: CorreioWeb

Multa de meio milhão

Ana Maria Campos - Correioweb - 14/08/2020 - 07:57:53

Duas herdeiras do clã Roriz foram condenadas, ontem, por lavagem de dinheiro. O Tribunal de Justiça do DF condenou a filha primogênita, Wesliane Roriz, e a ex-deputada federal Jaqueline Roriz (foto) no caso do edifício Monet. O crime ocorreu entre 2004 e 2006 e veio à tona em decorrência das investigações da Operação Aquarela, deflagrada em 2007 pelo Núcleo de Combate às Organizações Criminosas (NCOC) do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT). O então governador Joaquim Roriz, segundo a Justiça, recebeu 12 apartamentos em um empreendimento habitacional em Águas Claras, o Edifício Monet, como recompensa pela liberação de um empréstimo do BRB à construtora WRJ, de propriedade dos empresários Roberto e Renato Cortopassi. O ex-presidente do BRB Tarcísio Franklim de Moura foi condenado por corrupção passiva. A 2ª Turma Criminal do Tribunal de Justiça do DF manteve sentença proferida em primeira instância. Wesliane e Jaqueline Roriz foram sentenciadas a três anos de reclusão em regime aberto, pena que deverá ser convertida em prestação de serviços à comunidade. O relator do processo no TJDFT, desembargador Jair Soares, aumentou o tempo de pena, mas os detalhes não foram divulgados durante a sessão ontem, por videoconferência. Os irmãos Cortopassi foram condenados por corrupção ativa e lavagem de dinheiro, com pena de cinco anos e oito meses de reclusão.


Multa de meio milhão

Wesliane e Jaqueline foram condenadas também a pagar uma indenização no valor de R$ 510 mil a título de reparação de danos ao erário público, valor que deve ser atualizado (juros e correção monetária) até a data do efetivo pagamento.


Apoio às escolas particulares

Logo após a audiência pública que debateu a situação das escolas particulares no DF, a deputada Jaqueline Silva (PTB) iniciou uma discussão junto ao BRB para que o banco lance uma linha de crédito aos estabelecimentos de ensino. Conforme alerta publicado na coluna ontem, uma a cada cinco escolas anuncia que vai fechar as portas devido à crise. Como contrapartida, as escolas teriam que oferecer um plano de pagamento facilitado aos pais de alunos que ficaram inadimplentes devido aos impactos econômicos da pandemia.

Comentários para "Duas herdeiras de Joaquim Roriz foram condenadas por lavagem de dinheiro":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório